domingo, 24 de maio de 2009
Se essa rua fosse minha: Ruas de luxo pelo mundo
Um estudo recente publicado pelo Web Luxo, site que trabalha com venda de produtos requintados, conta um pouco sobre avenidas comerciais pelo mundo. Realizado pela Excellence Mystery Shopping International, organização que reúne institutos de pesquisa de mercado de diversos países, o estudo identificou as 17 ruas comerciais mais chiques do mundo. Entre elas estão endereços tradicionais, como a avenida Champs-Élysées, em Paris; a 5ª avenida, em Nova York; a Rua Oscar Freire, na região dos Jardins, em São Paulo; e a nova inclusão é da rua Deira CityCenter, em Dubai.
Para elaborar a lista, a Excellence Mystery Shopping analisou 17 ruas de reputação internacional e grande concentração de lojas de grifes. O estudo levou em conta também a arquitetura das edificações, as instalações das lojas, a disponibilidade de serviços além dos estabelecimentos comerciais. Também foram avaliados a limpeza, a segurança, o conforto, a cordialidade dos vendedores e o comportamento das pessoas que frequentam a rua.
Na maioria das cidades, tais ca-racterísticas foram aplicadas não a uma rua, mas a uma região ou bairro. A rua Serrano, em Madri, na Espanha, foi considerada a mais luxuosa do planeta, segundo os critérios utilizados em 2008 e 2009. Na via ampla e arborizada, as lojas ocupam o térreo de edifícios residenciais do início do século 20, o que contribui para o ambiente de sofisticação.
Para uma rua comercial ser considerada luxuosa não basta concentrar um bom número de lojas de marcas caras. Também precisa ser um espaço público agradável, bem frequentado e bonito. Quem compra roupas e acessórios de grife não pensa apenas nos atributos do produto, mas busca ganhos subjetivos, como bem-estar e satisfação pessoal. Daí a importância do ambiente em que é feita a compra. O cliente precisa ter a sensação de que faz parte de um clube exclusivo marcado pelo requinte e pela perfeição. A 5ª Avenida, em Nova York, a segunda colocada no ranking do luxo, é um dos locais que melhor dão ao freguês a sensação de estar no centro da sofisticação mundial. A via atravessa Manhattan, o coração da cidade mais cosmopolita dos Estados Unidos, e é repleta de prédios imponentes, museus, galerias de arte e hotéis estrelados.
Lugares como a 5ª Avenida e a Champs-Élysées, em Paris, a terceira no ranking do luxo, são cartões-postais de cidades importantes e ícones do consumo de alto padrão desde os anos 30. Instalar uma loja num endereço desses serve de cartão de visita para a grife. A avenida parisiense andou em baixa no início dos anos 90, com a proliferação de marcas populares e cadeias de fast food. A tendência inverteu-se nos últimos cinco anos. Há lojas novas da joalheria Cartier, da grife alemã Hugo Boss, e a Louis Vuitton inaugurou lá sua maior loja, de 1,8 mil m2.
Há várias vantagens comerciais em se instalar nos arredores de uma rua conhecida por concentrar o fluxo de consumidores de alto – e, cada vez mais, médio – poder aquisitivo. Uma delas é atrair os turistas, responsáveis por uma em cada quatro compras no mercado de luxo. No ano passado, esse tipo de comércio cresceu 31% em termos globais.
As ruas de luxo são tentativas de se recriar o clima elegante existente no passado. É um local onde, em princípio, as compras podem ser feitas com calma e possibilitam o encontro de pessoas com esse mesmo padrão de vida. Mais que os shopping centers, as lojas de rua ajudam o mercado de alto padrão a manter a mística de exclusividade que é o seu maior atrativo. Essa é a lógica que deu à Oscar Freire, onde as vitrines disputam a atenção dos pedestres palmo a palmo, a 9ª colocação no ranking das ruas luxuosas.
A rua Oscar Freire passou da 8ª posição no ano passado para a 9ª este ano, por causa da inclusão da rua Deira City Center, em Dubai. Hoje, a Oscar Freire e seus arredores é o endereço mais nobre do consumo de luxo no Brasil. A região reúne restaurantes, cafés e as principais marcas internacionais. O atendimento, segundo a pesquisa que deu origem ao ranking das ruas de luxo, é um dos melhores do mundo. Seu prestígio começou a crescer na década de 80, quando lojas se instalaram por lá para atender os moradores de bom poder aquisitivo e os hóspedes dos hotéis da região.
Fonte: www.clicrbs.com.br
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