A Rota do Caparaó, no Espírito Santo, envolve 11 municípios do entorno do Parque Nacional do Caparaó, que fica na divisa do Estado com Minas Gerais. Durante os meses de inverno a temperatura chega a 0ºC.
As cidades que fazem parte da rota são Jerônimo Monteiro, Alegre, Guaçuí, São José do Calçado, Dores do Rio Preto, Divino São Lourenço, Ibitirama, Irupi, Iúna, Muniz Freire e Ibatiba. Além de todas as belezas do parque, os turistas podem aproveitar para conhecer cada um desses lugares.
O principal destaque da Rota é o Parque Nacional do Caparaó, que também agrega parte da Serra do Mar e da Mantiqueira, do Pico da Bandeira e do Parque Estadual da Cachoeira da Fumaça. Outro atrativo da Rota do Caparaó é o Pico da Bandeira, o terceiro mais alto do Brasil.
O parque possui duas áreas de camping e várias cachoeiras. A Rota do Caparaó também costuma atrair os turistas pela vista do pôr-do-sol.
Opções de lazer e diversão na Rota do Caparaó
Parque Nacional do Caparaó
A maior atração é o Pico da Bandeira, com 2.890m de altura, o terceiro ponto mais alto do Brasil, com várias espécies vegetais e animais. Aproximadamente 70% do Parque fica em território capixaba.
Alegre
Parque Estadual da Cachoeira da Fumaça. Com uma queda de 144m de altura, a cachoeira atrai centenas de visitantes.
Igreja Matriz Nossa Senhora da Penha Capela mor de Alegre. Sua construção inicial é de 1851, feita em barro e madeira. Posteriormente a igreja foi ampliada e conta com vitrais que retratam a vida de Cristo e pinturas do indiano Diwali.
Solar Miguel Simão. Tem estilo art-nouveau e foi construído em 1927 pelo libanês Miguel Simão para servir de casa comercial de café.
Jerônimo Monteiro
Gironda. É uma localidade que reflete como foi o a época do ciclo do café e da cana, e possui todo seu casario preservado e restaurado.
Muniz Freire
Serras do Apolinário, do Valentim e a de São Cristovão, oferecem belas paisagens do Pico da Bandeira e da Pedra Azul.
Ibitirama
Fazenda Tecnotruta. Funciona também como pesque-paque e restaurante.
Dores do Rio Preto
Pedra Menina Serra. Possui várias cachoeiras e do alto dá pra avistar os picos da Bandeira e do Cristal. É um local ideal para o trekking.
Pico do Cristal. Seu acesso é feito por uma difícil trilha, localizada do lado oposto às que levam ao Pico da Bandeira. Recomenda-se a subida apenas para montanhistas ou para os conhecedores da região.
Divino de São Lourenço
Corredeiras da Mangueira e do Sumidouro. A primeira tem poço de águas claras e frias, adequadas para banho. A segunda, 100m de extensão e 15m de largura.
Cachoeiras Bonita, do Granito, da Jacutinga e da Prainha são algumas das principais do Município.
Irupi
Pedra da Tia Velha. É ideal para a prática de esportes radicais como rappel e asa-delta.
São José do Calçado
Pedra do Pontão. A formação do relevo do lugar favorece a prática de asa-delta e parapente
Guaçuí
Cristo Redentor. Localizado na entrada da cidade, a 700m de altura. Foi inaugurado em 1958 e tem 20,4m de altura.
Festival Nacional de Teatro. É o principal evento cultural do Município, realizado no Teatro Fernando Tomé.
Iúna
Água Santa. Atraídos pela fé, os turistas procuram as águas e o local em busca de cura e de salvação. A Pedra dos Milagres ou dos Pecados envolve uma gruta com uma abertura de 50 cm e uma imagem de Nossa Senhora Aparecida.
Ibatiba
Rochedos Pedra dos Três Pontões e Pico do Colossus.
Festa do Tropeiro. É uma das festas mais tradicionais da região do Caparaó.
Fonte: Viação Água Branca
Nenhum comentário:
Postar um comentário