Especialistas dizem que somente algumas águas no Oceano Pacífico, têm uma maior clareza e pureza que a água encontrada no Blue Lake, Nova Zelândia.
Depois de seis visitas, os cientistas concluíram que a visibilidade horizontal na água no Lago Azul, localizado na Nelson Lakes National Park, varia entre 70 e 80 metros .
Medições feitas em laboratório com a melhor ferramentas disponíveis para aferição da visibilidade teórica da água destilada é de aproximadamente 80 metros. Portanto, a água do Lago Azul está muito perto da perfeita pureza (a partir de um ponto de vista óptico).
Em geral, os mergulhadores classificam a claridade da água como "excepcional" quando exceder 40 metros.
Hidrólogo Rob Merrilees, do Instituto de Água e Pesquisas Atmosféricas é o homem que observou pela primeira vez a claridade da água no Lago Azul, que mais tarde em comparação com a do Waikoropupu Te Springs, cuja clareza óptica atinge 63 metros. Além disso, o especialista caracterizou a água aqui como tendo tons azul-violeta, a cor vista apenas em muito lagos claros naturais.
O Lago Azul é "alimentado" por Lago de Constança, um lago glacial nas proximidades, e sua pureza é devido a uma represa natural de terra, situada entre os dois lagos, que desempenhou o papel de filtro de água.
Fonte: Xinhuanet
Nenhum comentário:
Postar um comentário