Logarska Valley (Fonte: www.slovenia.info, Fotógrafo: Tomo Jesenicnik) |
• Um total de 36% da superfície da Eslovênia está incluída na rede Natura 2000.
• Um quinto da costa da Eslovênia é área protegida .
• Em quantidade de água do rio, por habitante , a Eslovênia é um dos países mais ricos da Europa.
• Com a classificação de mais de 22.000 espécies animais e vegetais torna a Eslovênia entre os mais ricos da países-natureza na Europa.
• A água na Eslovênia está entre as mais puras na Europa e até mesmo no mundo.
• Neste país, a mata virgem pode ser encontrado a apenas 60 quilômetros da capital, Ljubljana.
Anteriormente uma das seis repúblicas da Iugoslávia, atual Eslovênia se tornou independente em 1991, como a desintegração da Jugoslávia. Faz fronteira com Itália, Áustria, Hungria e Croácia.
Quatro grandes zonas geográficas europeias reúnem-se na Eslovênia os Alpes, a área Dináricos, a planície da Panônia e o Mediterrâneo. O país é montanhoso, sendo os eslovenos bons esquiadores e caminhantes interessados. A bandeira nacional representa o Triglav três picos, a montanha mais alta da Eslovénia em 2 864 metros.
O país fez parte do Império Austro-Húngaro. A capital, Liubliana, foi fundada na época romana. Sua universidade, com mais de 50 000 estudantes, contribui para a movimentada vida cultural da cidade. As principais indústrias são as peças do carro, produtos químicos, eletrônicos, eletrodomésticos, produtos de metal, têxteis e móveis.
Atrações turísticas incluem as famosas grutas de Postojna, decoradas com estalactites e estalagmites. Graffiti nas cavernas mostra que os primeiros turistas em 1213.
Gastronomia eslovena foi muito influenciada pela dos seus vizinhos. Da Áustria vem Strudel e Wiener Schnitzel . Itália tem contribuído risoto e ravioli e Hungria goulash. A potica é um bolo tradicional Esloveno feita por enrolar uma camada de massa de pão coberto com nozes.
Entre os eslovenos mais famosas são a Stefan physicistJožef, o Miklošič linguistFranc eo arquiteto Jože Plečnik.
Com uma variedade de atividades ao ar livre, na Eslovénia , aqui estão algumas maneiras de desfrutar Verde Eslovênia .
Triglav National Park - esta área está localizada nos Alpes Julian da Eslovénia e apresenta o símbolo do país - Triglav Monte. Aproveite as trilhas e beleza ao ar livre do parque que torna-se 4% da Eslovênia.
Lago de Bled (Fonte: www.slovenia.info, Fotógrafo: Matej Vranic) |
Karst cavernas - Enquanto Postojna e Skocjan são os dois mais populares, há mais de 8.000 cavernas para explorar na Eslovênia. Saiba mais sobre estalactites e estalagmites (você se lembra a diferença?) Ou apenas desfrutar destas estruturas incríveis formadas pela natureza!
Caminhadas - Do Monte Triglav National Park para os vales dos rios, região de Karst, e praias, desfrutar de quase 7.000 quilômetros de caminhadas e trilhas para caminhada.
Rios. lagos e esqui - a água é abundante na Eslovênia, com uma série de lagos e rios prontos para explorar. Nadar e relaxar ou desfrutar da versão congelada no inverno com um número de cross country e trilhas esqui alpino. Por causa da preservação natural da água, a água da torneira na Eslovênia é uma das mais limpas da Europa.
Hot Springs - Eslovênia é também a casa de nascentes termais e fontes de água mineral. Não há uma escassez de spas naturais e amigos do ambiente para desfrutar de todo o país.
Turismo rural - Ajudar os agricultores locais de apoio, dos produtos biológicos, e para a economia local, como você se conectar com a natureza e apreciar os alimentos locais da Eslovénia!
Desfrute de um ambiente limpo, a Eslovênia tem um ambiente amigável com o turismo verde!
Miúda, Eslovênia é o terceiro país mais verde da Europa
ANA CE
Colaboração para a Folha, na Eslovênia
Chegar à Eslovênia de avião apresenta, de cara, ao viajante, uma das principais características desse país: a abundância de verde. O pequeno território esloveno --menor do que o Estado de Sergipe-- tem 57% de sua área coberta por florestas. É o terceiro país mais verde da Europa, atrás apenas das escandinavas Suécia e Finlândia.
Dividido em regiões geográficas com características peculiares e muito preservadas, a Eslovênia é descrita, muitas vezes, como uma mini-Nova Zelândia. E é palco de inúmeras atrações para amantes de esportes e atividades ao ar livre.
É preciso, em tempo, que fique claro: esse país, ainda relativamente desconhecido, nada tem a ver com a Eslováquia. A não ser pelo prefixo do nome.
No coração da Europa central, a Eslovênia faz fronteira com a Itália, a Áustria, a Hungria e a Croácia. Com essa última, compartilha uma estreita faixa de litoral banhado pelo cristalino mar Adriático. A capital, Liubliana, fica estrategicamente localizada entre cidades famosas, como Veneza (Itália), Viena (Áustria) e Budapeste (Hungria).
Ex-integrante da República Socialista Federal da Iugoslávia e independente desde 1991, a Eslovênia integra a União Européia desde 2004 --quando entrou para o mapa do turismo europeu e passou a ser servida por vôos da companhia "low fare-low cost" Easy Jet.
Neste primeiro semestre de 2008, o país será sede da presidência da União Européia (que é rotativa), posição que pela primeira vez desde a formação da UE será ocupada por um país ex-socialista.
Contrariando as expectativas, já que saiu de um regime comunista, a Eslovênia não se enquadra naquele perfil de "Europa do Leste", em que se percebe nitidamente a distância ou a relativa obsolescência em relação aos países orientais.
O jovem país é extremamente próspero e une harmoniosamente modernidade e tradição. A história eslovena começa no século 6º, data dos primeiros registros dos primeiros eslovenos, habitantes dos vales da baía do rio Danúbio e dos Alpes, muito antes de o país ser anexado ao Império Austro-Húngaro, no século 14, que perdurou por seis séculos.
Talvez a principal reminiscência do socialismo seja o sistema social do país, que garante assistência (saúde e educação) pública e de qualidade para toda a população. As escolas e os médicos particulares existem, mas a maioria da população, independentemente de classe social, prefere os serviços proporcionados pela rede pública.
Nenhum comentário:
Postar um comentário