Os que ainda estão em dúvida quanto às suas qualidades podem ser fisgados pelo estômago. Considerada a capital do Mediterrâneo, a segunda maior cidade da França (a primeira é Paris, que está a 770 quilômetros de distância) possui uma das cozinhas mais saborosas do mundo. Com uma extensa variedade de peixes e rica em produtos frescos como tomates, berinjelas e pimentas, é o paraíso de chefs e amantes da boa comida.
Principais atrações
1- Basílica Notre Dame de La Garde
Localizada em uma colina de 154 metros, a construção, no estilo romano bizantino, foi concluída em 1864. O símbolo maior de Marselha surpreende pela beleza da decoração, com deslumbrantes mosaicos (restaurados em 2007) e um santuário gigantesco dedicado à Virgem Maria, com uma estátua de 9,70 m de altura. De lá, tem-se também a mais bela vista da cidade.
2 - Vieux-Port
Um passeio a pé pelo porto do centro de Marselha garante belezas naturais espetaculares como paisagem e a visita a monumentos ilustres (Forte Saint-Nicolas, Forte Saint-Jean, Palácio do Pharo, Hotel Dieu, etc). Alguns dos melhores restaurantes da França também estão nesse caminho.
3 - Mercado de Peixe
O tradicional mercado do centro de Marselha, no Vieux-Port, que abre todas as manhãs e oferece, por bons preços e sempre frescos, toda a enorme variedade de peixes do Mediterrâneo.
4 - Palácio de La Bourse
Construído em meados do século 19 e decorado com esculturas que lembram as glórias do comércio marselhês, o edifício abriga a mais antiga Câmara de Comércio do mundo, de 1599. Também no local podem ser visitados os museus da Marinha e da Economia.
5 - Estádio Vélodrome
Erguido para sediar alguns jogos da Copa do Mundo de 1938, o estádio projetado pelo arquiteto Ploquin foi reformado em 1998, para receber o segundo Mundial de futebol do país. A sede da equipe Olympique de Marseille.
6 - Estaque
No lado norte de Marselha, o Estaque é um dos bairros mais pitorescos e charmosos da região. Nele, os turistas vão conhecer o local de inspiração de alguns dos grandes nomes da pintura impressionista, como Cézanne, Dufy, Braque, entre outros.
- Cidade Velha, Le Panier
O bairro de ruas estreitas e sinuosas, na margem norte de Vieux-Port, é onde se encontram os mais antigos monumentos de Marselha. A região, onde se concentra a produção de artesanato local, conta com diversas opções de compras.
8 Museu de Arqueologia Mediterrãnea
Confira a segunda maior coleção egípcia da França e objetos raros que retratam o cotidiano da civilização celta ligúrica, datados de século 3 antes de Cristo. A visita ao local, situado no Centro da Vieille Charité, ajuda a entender a riqueza histórica da região, influenciada pelos diversos povos que habitaram o Mediterrâneo.
9 - Museu Cantini
Em um hotel particular erguido no final do século 17 (19, rue Grignan,
13.006), foi reunida uma das mais belas coleções públicas francesas (pinturas e esculturas) do período fauvista e surrealista, além de obras de artistas do pós-guerra, como Ernst, Matisse e Derain.
10 Le vallon des Auffes
A antiga aldeia de pescadores tem hoje os restaurantes de peixe mais saborosos de Marselha. Para encontrar o local, o melhor caminho é a pé, pela Corniche, em um passeio agradável e a poucos minutos do centro da cidade.
Marselha
Marselha é a segunda maior cidade de França e a mais antiga cidade francesa. Localizada na antiga província da Provença e na costa do Mediterrâneo, é o maior porto comercial do país. Wikipedia
População: 1.582.000 (2012)
Área: 240,6 km²
Tempo: 6°C, vento NO a 16 km/h, umidade de 70%
Hora local: sábado 02:41
Pontos de interesse: Old Port of Marseille, Notre-Dame de la Garde, Mais
Marselha, segunda maior cidade da França e a mais antiga do país, pede tempo e programação para ser explorada em uma viagem. Em 2013, será a capital europeia da cultura, com mais de 400 eventos ao longo do ano.
Felizmente, não faltam sites sobre turismo no local. Uma boa pesquisa faz com que o visitante aproveite melhor sua estadia e não perca os destaques da programação na cidade.
Comece pelo site oficial de turismo da cidade (www.marseille-tourisme.com). Bastante completo, tem um calendário de eventos e dicas de hotéis, restaurantes e casas noturnas, incluindo locais voltados para o público gay - a cidade será palco de um festival em julho, com uma grande parada no dia 20.
O site também traz as principais atrações turísticas, com detalhes históricos e informações úteis.
Outro endereço interessante é a página oficial da cidade (www.marseille.fr), que tem uma seção dedicada ao turismo disponível em 14 línguas, inclusive o português. Informações mais detalhadas sobre atrações, porém, estão só em francês.
Para ficar por dentro dos eventos do ano de Marselha como capital cultural europeia, há um site apenas sobre o assunto, Marseille-Provence 2013 (www.mp2013.fr).
Na página, que ainda tem alguns setores em construção, estão a programação oficial e informações práticas. É possível reservar entradas para eventos pagos.
Quem fala apenas português encontra informações no guia sobre Marselha da versão brasileira da Time Out (www.timeout.com.br/viagem/marselha). Sucinto, traz dicas de hotéis, restaurantes, locais para aproveitar a noite e informações úteis
No entanto, há poucas informações sobre as atrações turísticas da cidade, portanto é necessário consultar também um bom guia.
Outra opção em português (de Portugal) é a seção dedicada a Marselha da revista eletrônica "A Próxima Viagem" (www.aproximaviagem.pt/html/n2/19_marselha.html), no número 19. Traz descrições dos principais pontos turísticos (com indicação de localização em mapa) e algumas dicas de hotéis e de restaurantes.
Apenas em francês, a página da administração de transportes de Marselha, RTM(www.rtm.fr), é essencial para quem planeja se deslocar de ônibus, metrô ou bonde pela cidade. Traz mapas de linhas, informações sobre passes e preços e mesmo dados sobre as principais atrações turísticas da cidade.
Outro guia de Marselha interessante on-line é o da Lonely Planet(www.lonelyplanet.com/france/provence/marseille).
Depois, é só viajar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário