Salar de Uyuni, no altiplano da Bolívia, é daquelas paisagens ditas surreais. O maior deserto de sal do mundo esparrama-se a perder de vista em um lugar a 3.650 metros sobre o nível do mar e cobre uma área de aproximadamente 12 mil quilômetros quadrados. A região mais visitada pelos turistas chama-se Isla del Pescado, pontuada por cactos que alcançam 10 metros de altura.
O Salar de Uyuni é a maior planície salgada do mundo. Está localizado no Departamento de Potosí e no Departamento de Oruro, no sudoeste da Bolívia, no altiplano andino, a 3.650m de altitude. |
Localizado no sul da Bolívia, o Uyuni nada mais é que um imenso planalto sem nenhum relevo com mais de 10 mil km². O deserto foi criado a partir da drenagem das águas de um gigante lago que ficou aprisionado devido a formação da cordilheira dos Andes a milhões de anos atrás. Assim como vários outros lugares impressionantes na Bolívia, o Salar do Uyuni se converteu em uma paisagem surreal com quilômetros e quilômetros de uma terra quase sem vida.
Extensão do Salar do Uyuni
Isso acaba sendo uma atração muito interessante para a região, tours em carros 4×4 saem todos os dias da cidade de Uyuni para um percurso de três ou quatro dias dentro e entorno dele. Várias atrações magníficas podem ser vistas nesses dias.
O Deserto de Sal
Rodeado por montanhas e vulcões que alcançam 5.000 metros acima do nível do mar, o Salar de Uyuni, não apenas rico em paisagens indescritíveis, é também uma das maiores reservas de lítio do mundo, com seus 150 km norte a sul, a 250 km de leste a oeste e uma profundidade de sal varia entre 10 centímetros a 8 metros, é estimado para conter cerca de 10 bilhões de toneladas de minerais.
O Salar de Uyuni é a beleza, aventura, magia e muito mais, é um lugar que nos convida a entrar em contacto com a maioria de natureza rural, ideal para quem gosta de fotografia de viagem e aventura. Continue a viagem de Eduardo Abaroa Parque Nacional e Laguna Verde e Laguna Colorada é recomendado e quase necessário.
Muitas vezes durante a estação chuvosa o Salar é inundado com um par de centímetros de água - fazendo com que o deserto inteiro se transforme em um espelho.
Se, durante do dia, o Salar de Uyuni surpreende e ofusca qualquer imagem que dele possa existir na nossa imaginação é, certamente, ao cair da noite, que esta paisagem se apresenta de uma forma mais surrealista. Quando se assiste, em simultâneo, ao um pôr-do-sol, a Oeste e ao nascer a lua, a Este, o cenário escapa a qualquer descrição. De noite, com o céu completamente limpo, a esfera celeste povoa-se de estrelas, em número tão grande como nunca, em vez alguma, a vista humana pôde alcançar. A milhares de quilómetros de qualquer fonte significativa de luz artificial, o salar constitui um verdadeiro paraíso para os entusiastas de astronomia que queiram familiarizar-se com o panorama de estrelas do Hemisfério Sul. Do sol tórrido do meio-dia, a temperatura pode descer facilmente para valores abaixo de zero durante a noite.
Nenhum comentário:
Postar um comentário