quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Top 10 locais inexplorados da Terra

O homem tem revelado muitos segredos da terra com a ajuda de máquinas, veículos, pesquisa e desenvolvimento. A maioria dos lugares na terra, agora são acessíveis com a melhoria na infra-estrutura e tecnologia.

1. Cavernas


Profunda, sinuosa, escorregadia, escura e inabitável; cavernas também continuam a ser um dos lugares menos explorado e documentados sobre a terra. Espeleologia é muito popular na França, Itália, Austrália, Reino Unido, Estados Unidos etc, portanto, a maioria das cavernas atualmente documentadas estão na Europa, Ásia, América do Norte e Austrália. No entanto, a China, que tem o maior depósito calcário do mundo tem muito poucas cavernas exploradas. América do Sul, África, Antártida não foram exploradas ao máximo. O número exato de cavernas na Terra ainda não é conhecido. Caverna Voronya, na Geórgia mais profunda caverna conhecida no mundo também não foi totalmente explorado, devido ao seu meio ambiente extremamente hostil.
2. Amazônia


A Amazônia contém 50% das florestas tropicais do mundo. Sua biodiversidade é extremamente grande, pois suporta vários tipos de espécies vegetais e mais de 2.000 aves e mamíferos. Seu clima e arredores têm invocado o interesse de grandes expedições de exploração, no entanto, seu habitat tem impedido a exploração completa da região. Cerca de 2,5 milhão de espécies de insetos e 438 mil espécies de plantas têm sido documentadas oficialmente muitos deixaram de ser descoberto.

3. Antártica


Ninguém sabe exatamente o que está por debaixo do terreno gelado da Antártida, com as folhas de gelo 2 quilômetros de espessura, é também o lugar mais frio do planeta. Os cientistas acreditam que há uma rede de rios, córregos e terrenos pedregosos compõe sua geografia. Recentemente, a descoberta de lagos sub-glaciais abriu um novo capítulo na exploração da Antártica. Há possibilidades de que esses lagos abrigar formas de vida que pode ser estudado, assim, oferecer respostas úteis para os cientistas sobre a vida no espaço exterior. O fundo do oceano abaixo da Antártida ainda não foi explorado.

4. Fossa das Marianas e oceano profundo


O lugar mais profundo e escuro do oceano está a 35.800 pés (cerca de 11.000 metros) de profundidade é a Fossa das Marianas, que é um dos locais menos explorados do planeta. Devido à sua profundidade e pressão de até 1.000 atmosferas, a profundidade é completamente hostil para os seres humanos. Embora o desenvolvimento científico tem aumentado o conhecimento do homem sobre a vida em alto mar com a descoberta de muitas novas variedades de alto mar as criaturas no fundo do oceano, apenas 2% do fundo dos oceanos tem sido explorado, deixando muito mais a ser descoberto. Um estudo da vida no fundo do oceano ajudará os cientistas a entender os padrões em criaturas que vivem em condições única profundidade do oceano..

5. Desertos


Embora saibamos de todos os desertos do mundo, muito poucas explorações foram realizados, pois têm o mínimo de ambientes propícios para sustentar a vida humana. Explorações têm sido quase sempre marcado com a tragédia e a perda de vida devido às condições ásperas do deserto. Cientistas e aventureiros se arriscam no deserto extremo por pesquisa e emoção.

6. Gangkhar Puensum, Butão
A uma altitude de 7570 metros acima do nível do mar Puensum Gangkhar tem a distinção de ser a montanha mais alta escalada na terra. Quatro expedições malsucedidas foram realizados até a data. Atualmente, o governo do Butão proibiu a subir a montanha, devido a crenças religiosas, e é improvável que seja conquistado no futuro próximo.

7. Calota; Groenlândia


81% da Gronelândia está coberta de gelo, e, portanto, é também o país menos populoso do mundo com grandes assentamentos situados na costa livre de gelo. Gronelândia só foi explorado até certo ponto pelo clima e do gelo é impróprio para consumo humano a vida. No entanto, os cientistas realizam expedições de pesquisa e desenvolvimento em parte do norte da Gronelândia.

8. Noroeste da Sibéria


A Sibéria constitui quase todo o norte da Ásia. A Sibéria ocidental é coberta de gelo, enquanto a Sibéria oriental e central é constituída por cadeias montanhosas. Recentemente  muitas expedições de pesquisa foram conduzidas por cientistas e geólogos para estudar sua ecologia e o meio ambiente, como a maioria da população está concentrada no oeste da Sibéria.

9. Montanhas do Norte da Colômbia


As montanhas do norte da Colômbia foram exploradas até recentemente, quando um grupo de cientistas embarcou em uma expedição biológica. As Montanhas Yariguíes são o lar de uma espécie recentemente descoberta conhecida como Brush-Finch.


10. Faixa Central - Nova Guiné
A faixa central da área de floresta de montanha é alta tem estado sob proteção devido à sua inclusão nos parques nacionais de Nova Guiné. Estas florestas são estilos de vida de suporte variadas espécies de pássaros e animais. Entretanto, as atividades de mineração, representam ameaças à sua frágil ecossistema.

Fontes: http://top-10-list.org/

Um comentário:

Bruno de Oliveira Menezes disse...

Interessante! Com toda a tecnologia atual, ainda estamos longe de ter explorado metade deste planeta.