quarta-feira, 2 de julho de 2008

Colômbia, um maravilhoso país além dos conflitos

Colômbia além dos conflitos


Quando a Colômbia aparece no noticiário, quantos problemas... Mas quem se aventura a visitar o país descobre um outro lado de sua história, que passa bem longe da conflituosa política e da economia.

Basta um olhar mais atento do turista para ele perceber as lindas paisagens que colorem o país. Cenários que vão desde regiões montanhosas, passando pelas praias e florestas tropicais, até seu rico patrimônio histórico e cultural.
É esse potencial turístico que fez aumentar em 31% o número de brasileiros que visitaram o país em 2007. Por isso, a Colômbia quer apostar em seus novos destinos, como Santander, Triângulo do Café, Bahia Solano e Nuquí. Além, claro, dos já consagrados: Cartagena, San Andrés e Bogotá.

A Colômbia é o único país da América do Sul banhado pelos oceanos Atlântico e Pacífico. Além disso, possui uma diversidade de relevos, climas e culturas, que oferece roteiros de viagens para todos os gostos.

São opções que vão desde esportes radicais em Santander, na região dos Andes, passando pelo ecoturismo na Bahia Solano e Nuquí, e até por uma viagem pela gastronomia e pela história colombianas no Triângulo do Café, onde antigas fazendas foram transformadas em luxuosos hotéis. Confira nesta reportagem um pouco do que a país tem a oferecer.



Vídeo: Turismo na Colômbia


NUQUÍ E BAHIA SOLANO
Localizada no departamento (Estado) de Chocó, no litoral pacífico da Colômbia, a região possui praias paradisíacas, cascatas e rios cristalinos. Durante o ano, várias espécies migratórias de animais dão o "ar da graça", como as tartarugas marinhas e aves (de outubro a dezembro) e baleias jubarte (do começo de julho até o final de outubro), cuja chegada é festejada pelos turistas. Para os fãs de esportes de aventura, a região oferece opções como mergulho, surfe, vela, pesca esportiva e artesanal, além de expedições à selva. Os que desejam programas mais leves podem aproveitar e apreciar as apresentações de danças típicas ou comprar lembranças nas lojas de artesanato. Em Bahia Solano, quando é maré baixa, formam-se, perto das rochas, piscinas naturais que, aquecidas pelo sol, se transformam em jacuzzis. A variação da maré também revela uma impressionante praia de 150 metros de extensão.

SANTANDER

É a região perfeita para os amantes dos esportes de aventura e para quem gosta de ficar em contato direto com a natureza: tem bosques, cavernas, rios, cânions e montanhas. Trata-se de um dos 32 departamentos (Estados) da Colômbia e tem como capital a cidade de Bucaramanga, que fica na parte oriental da Cordilheira dos Andes. A diversidade de altitudes – que varia de 1 a 3 mil metros acima do nível do mar – é um traço marcante da região, que apresenta climas e paisagens contrastantes. A temperatura média no local varia de 7ºC a 29ºC. A cidade de San Gil – e seus arredores – é considerada ideal para aqueles que buscam um pouco de adrenalina, com destaque para a canoagem. A 10 quilômetros fica a famosa "Cueva del Indio" – para entrar, o visitante desliza no precipício preso a um cabo de 80 metros de comprimento. É inesquecível!

TRIÂNGULO DO CAFÉ

Inclui os departamentos (Estados) de Caldas, Quindío e Risaralda, onde se produz o melhor café suave do mundo. É possível acompanhar todas as etapas do processo de produção e usufruir de parques temáticos, campos de golfe e esportes de aventura. As tradicionais fazendas da região – com luxuosas suítes e vista para colinas cobertas por cafezais – e a hospitalidade dos camponeses encantam os turistas. As paisagens da região, que vão desde as altas temperaturas à beira do Rio Cauca até os picos nevados das montanhas andinas, consolidou o local como o primeiro destino rural da América Latina, com altitudes que variam de 900 a 2.150 metros acima do nível do mar. Em Manizales (capital do departamento de Caldas), o clima é predominantemente frio. Já Pereira (Risaralda) e Armenia (Quindío) apresentam clima mais ameno.

Um labirinto de ruas estreitas

A cidade é Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade e possui o maior conjunto de muralhas e fortes das Américas, construídos para protegê-la dos ataques de piratas. Assim é a histórica Cartagena de Índias.

A vila colonial chama a atenção com seu labirinto de ruas estreitas. Os moradores não cansam de lembrar os visitantes que a cidade também foi o principal porto de entrada e saída do continente durante a colônia espanhola.

Por isso, abriga monumentos arquitetônicos de projeção mundial – como o Castelo de São Felipe de Barajas, fortaleza de pedra considerada a mais importante obra de engenharia militar da região, que levou 121 anos para ser construída.

Sem ela, apesar de suas muralhas, Cartagena provavelmente não teria resistido aos ataques dos piratas ingleses, que chegaram a investir contra a cidade com quase 200 navios e 30 mil homens em 1702.

Nas ruas do Centro Velho, com seu centenário calçamento de pedra, pode-se visitar uma impressionante sucessão de muralhas, fortes, castelos, conventos, muitos deles museus, como o suntuoso Palácio da Inquisição, o claustro da Igreja San Pedro Claver e a Casa de la Aduana (Casa da Alfândega).

Um passeio a cavalo de coche (carruagem) leva ao Parque del Bolívar, as Igrejas San Pedro Claver e San Domingo e o Hotel Santa Clara. Neste hotel, assim como em outros quatro que funcionam em construções seculares, o conforto é garantido pela infra-estrutura, que reúne o antigo e o moderno.

No Santa Clara funcionou o convento descrito no romance "Do Amor e Outros Demônios", de Gabriel García Márquez. Além de uma casa, o escritor mantém na cidade a Fundación para um Novo Periodismo Iberoamericano, que promove cursos e seminários.


Passeio cultural em Bogotá

Impossível sair da Colômbia sem conhecer Bogotá, que tem origem na palavra indígena "Bacatá", nome da capital dos índios Muiscas, que significa "cercado fora da lavoura".

Fundada em 1538, por Jiménez de Quesada, a capital colombiana (conhecida como Santa Fé de Bogotá) é a quarta cidade mais populosa da América do Sul, ficando atrás, apenas, de São Paulo, Buenos Aires e Rio de Janeiro. Situada a 2,6 mil metros de altitude, a região é dividida em 20 localidades. Para os amantes da boa gastronomia, o destino são os bairros La Cabrera e Zona Rosa. Quem gosta de fazer compras deve seguir para as lojas e shoppings centers da região, como o Andino e o Atlantis Plaza.

Mas se você é boêmio e adora uma boa balada, o destino é o Macarena, reduto de atores. Para quem prefere um roteiro cultural, a dica é o Bairro da Candelária, com prédios que alternam os estilos colonial e republicano. No local, ficam museus como o Donación Botero, dentro da Casa da Moeda, sete teatros (entre eles o Colón, de 1885, considerado monumento nacional), 15 bibliotecas (com destaque para a Luis Angel Arango), o Parque Palomar del Príncipe, o Palácio do Governo e a igreja jesuítica de Santo Inácio.

Na Plaza de Bolívar, centro histórico e político da cidade, pode-se visitar prédios como La Catedral, a Capilla del Sagrario, o Palácio dos Cardiais, o Palacio Lievano (atual escritório da prefeitura), o Congresso Nacional (construção grega de 1847), além do novo Palácio da Justiça, construído em pedra.

Fundado em 1823, o Museo Nacional de Colômbia é o mais antigo do país. As coleções são divididas em arqueologia, etnografia, história e arte. Nele, pode-se conferir obras originais de Fernando Botero. Já o Museo Del Oro, de 1939, possui peças da época pré-colombiana (500 a.C.) até a conquista espanhola (século XVI). Atualmente abriga 34 mil objetos feitos em ouro, 13 mil feitos em cerâmica e 8 mil em pedra, tecidos, ossos e outros materiais.


Casamento embaixo dágua

Imagine uma cerimônia de casamento em uma praia de areias brancas, ondas tranqüilas e com vista para um mar cristalino. Ou, melhor, a bordo de um romântico barco, em meio a corais. Quer inovar ainda mais na cerimônia? Então celebre sua união durante um mergulho no Mar do Caribe, onde os únicos convidados serão os peixes.

Para quem pensa que essas cenas estão muito distantes da realidade, vale a pena conhecer a ilha de San Andrés, na Colômbia, que reúne todas essas possibilidades. Anualmente, muitas casais escolhem as praias do país para oficializar sua união ou para passar a lua-de-mel.

Para os brasileiros, a proximidade com o vizinho latino-americano é uma grande vantagem. Afinal, para chegar na Colômbia são poucas horas de viagem e – o melhor – os preços são acessíveis.

Para quem quiser saber mais sobre as opções de casamento e lua-de-mel em San Andrés, basta acessar o site da Saiweddings, agência especializada em bodas – dentro e fora d´água – na ilha colombiana.

Uma bela vista panorâmica
Monteserrate, símbolo de Bogotá
Para subir ao Monteserrate, símbolo de Bogotá, que fica a 3,1 mil metros acima do nível do mar, há três opções: teleférico, funicular (espécie de trem especialmente projetado para a subida de montanhas) ou a pé (a caminhada leva de 40 minutos a uma hora). No topo da montanha, pode-se visitar a igreja mais importante da cidade, de 1650, local de peregrinação e pagamento de promessas e de onde se tem uma bela vista de Bogotá. Ao lado, estão alguns restaurantes da cidade – como o Santa Clara, de cozinha tradicional colombiana – e diversas lojas de artesanato.

Ao som do calypso

Paraíso natural, a ilha de San Andrés constitui um cenário ideal para a prática de pesca submarina, esqui aquático, jet-ski, natação e windsurf. Também é um lugar perfeito para o mergulho, durante o qual se pode apreciar a fauna e a flora marinhas. Bancos de areia branquíssima e grandes formações de corais são rodeados por uma barreira de recifes e um mar de sete cores. Nas praias, sol o ano inteiro. Em terra firme, os turistas podem envolver-se com as melodias do calypso, os pratos típicos colombianos e a alegria contagiante dos nativos.
Fonte: A Gazeta

Nenhum comentário: