sábado, 12 de julho de 2008

Grand Canyon: um dos cartões postais mais conhecidos dos Estados Unidos



Você já foi ao Grand Canyon? Não? Então vá!


Conhecida como um dos cartões postais mais conhecidos dos Estados Unidos, a região do Grand Canyon é considerada como uma das sete maravilhas naturais do mundo. O título se deve à depressão moldada na região pelo rio Colorado. Em um processo que durou milhões de anos, as águas do rio percorriam o leito, aprofundando-o. O resultado desse acidente geográfico são abismos de quase 2 mil metros de profundidade, ao longo de 500 km de extensão. Em alguns pontos do canyon, a distancia entre os paredões chega a 7 km.

Localizado no Arizona, estado ao sudeste do território norte-americano, a região já serviu de cenário para muitos filmes de Hollywood. Embora tenha sido colocado sob proteção federal (por tratar-se de uma reserva natural) em 1893, foi apenas em 1919 que foi criado o Parque Nacional do Grand Canyon. Passeios de helicóptero e de bote aproximam um pouco mais os visitantes dos desfiladeiros e da força da natureza.

Recentemente, as visitações diárias praticamente dobraram para 1600 turistas, devido à mais nova atração: uma passarela de vidro. Inaugurada em março deste ano e instalada no lado oeste do Grand Canyon, a 200 km de Las Vegas, a passarela em forma de ferradura avança 21 metros sobre o desfiladeiro. O piso de vidro proporciona uma vista espetacular, a mais de mil metros de altura, é o Skywalk, ou passeio pelo céu.

Para evitar danos ou estragos no piso, o turista tem que usar uma proteção para os sapatos. A estrutura suporta o peso de até 120 pessoas por vez, e cada uma paga um ingresso de US$ 25, o equivalente a R$ 50. Os que visitam, ficam maravilhados. "A aflição é andar sobre o vidro, existe uma sensação de que pode quebrar a qualquer momento, mas é muito bonito", diz uma brasileira.

Quem comemora o aumento de público são os índios da tribo local, que vivem em uma reserva dentro do Grand Canyon, em aproximadamente 2 mil pessoas. "Este projeto foi importante para nós, ajudou a diminuiu o emprego", conta esse índio, que trabalha como guia.

O sucesso do Skywalk é tanto que atrai pessoas de todo o globo. Esse casal veio da China para conhecer a passarela. No entanto, a sensação de queda relatada pela brasileira é tamanha para o rapaz, que ele se recusa a entrar, nem com os apelos da namorada. É só depois de muita conversa que ele é convencido por ela a seguir em frente, mas sem olhar para baixo.


Grand Canyon
Exibido em: 5/8/2007
Reportagem: Renata Afonso -Rede Record



Nenhum comentário: