sábado, 6 de abril de 2013

Puerto Quijarro, a cidade boliviana vizinha de Corumbá, no Brasil

Puerto Quijarro

A cidade de Puerto Quijarro, com cerca de 16.000 habitantes, está localizada na província de Germán Busch, no departamento de Santa Cruz, no Pantanal (uma ecorregião pantanal compartilhada entre Bolívia, Brasil e Paraguai), na fronteira com o Brasil e os países vizinhos a cidade brasileira de Corumbá, localizado 640 km a sudeste de Santa Cruz de la Sierra (que era a primeira cidade boliviana adere a Hora do Planeta desde 2008).

Puerto Quijarro é um porto fluvial e terrestre situado no Canal Tamengo na Bolívia pela fronteira com o Brasil. É parte da província de Germán Busch no Departamento de Santa Cruz . O Canal do Tamengo conecta com a hidrovia Paraguai / Paraná importante. É hidrovia somente da Bolívia, que leva para o oceano.

Antonio Quijarro foi o fundador. 18 de junho de 1940 é celebrado a data de fundação do município. Estradas e uma linha ferroviária conectam Puerto Quijarro com o resto da Bolívia e com o Brasil. O importante porto chamado de Puerto Aguirre, no município de Puerto Quijarro, está localizado no Canal Tamengo entre Puerto Quijarro e Puerto Suárez .
No meio do nada: a Puerto Aguirre Zona de Livre Comércio

A cidade vizinha no Brasil é Corumbá .
A estrada de ferro entre Quijarro e Santa Cruz ( Santa Cruz de la Sierra ) é operado pelo Ferroviaria Oriental SA.



História e antecedentes
Esta cidade - invariavelmente encurtado para "Quijarro" - foi criada em 1900 por um explorador britânico, o capitão Henry Bolland, que foi contratado pelo governo boliviano para explorar a viabilidade de navegação do Rio Paraguai. A expedição partiu de Buenos Aires. Um de seus principais beneficiários, Antonio Quijarro, faleceu durante a viagem e por isso que a área foi nomeado por Bolland em sua honra. (Alguns livros bolivianos erroneamente dão a honra da fundação da cidade de Quijarro).

Até 1940, Quijarro era um úmido posto infestado de insetos de valor insignificante. Tudo isso mudou quando se tornou o extremo leste da estrada de ferro, embora ainda esteja úmido e infestado de insetos.

Quijarro foi formalmente constituído em 1991. Para a maioria das pessoas (a não ser que faça a viagem no sentido inverso), este é o fim da linha - a linha ferroviária, que é - a viagem maravilhosa pelo Cruceño Sureste e Pantanal . Ele não parece tão maravilhoso quando guinadas de comboio até parar na frente de uma coleção de ruínas de concreto e bunkers de concreto em uma manhã escaldante (todos os trens chegam nas primeiras horas da manhã), mas você não vai passar muito tempo no depósito de trem de qualquer maneira, a menos deprimentes paisagens urbanas apelam para você.

Há planos em andamento para fazer Quijarro (e, por extensão, sua vizinha Puerto Suárez ) um centro para o agronegócio regional, a energia, a extração mineral, e do transporte fluvial, mas a única coisa que parece provável que venha deste esquema ambicioso é um pavimentação da estrada para Puerto Busch, posto final, da Bolívia sobre o Rio Paraguai. Puerto Suárez já é o centro regional para o resto destes esforços, e não é provável que se render a receita que vem com este tão cedo.

Quase todo mundo chegar na cidade é imediatamente de sair, seja para Puerto Suárez a tomar no Pantanal, para se envolver em alguma atividade ilícita econômica, ou a cabeça para fora para o cargo de Arroyo Concepción encenação se em direção ao Brasil. Vale a pena lembrar que, embora a ferrovia termina em Quijarro adequada, você precisa voltar ao seu bairro Concepción Arroyo (backtracking uma milha ou assim) para atravessar para o Brasil. Se você estiver na linha férrea, o melhor é pedir indicações para la frontera e ir de táxi.

A vantagem aqui é que os táxis bolivianos têm licenças que lhes permitem entrar na cidade brasileira de Corumbá , o que pode poupar muito tempo em formalidades no cruzamento. O mesmo vale para passageiros de trem: Debark aqui (você tem que, pelo menos), táxi de volta para Arroyo Concepción e em linha reta através da fronteira. Uma vez em Corumbá, preencher a papelada na estação de ônibus e pegar o trem novamente. Se você é objetivo é Corumbá e não seguir viagem, ainda é o mesmo procedimento, exceto que você não ir para a estação ferroviária de Corumbá. Quer mais detalhes? Verifique a Chegar página para o Pantanal.

Arroyo Concepción
Arroyo Concepción não é tanto um município específico, pois é um enclave 1.483 acres (600 hectares) de beleza imprensado entre Puerto Suárez e Quijarro. Tecnicamente é parte de Puerto Quijarro, mas você nunca adivinharia baseado em aparências.

A Marinha da Bolívia é o quinto distrito que tem sua sede aqui (visitantes não são particularmente bem-vindos), mas Arroyo Concepción é dominado por uma e apenas uma coisa: um complexo de cinco estrelas resort hotel, o eponymously chamado El Pantanal Hotel Resort . Senta-se em um blefe e detém uma vista comandante do belo, lento Río Paraguai, e na distância da fronteira do Brasil e do bonito, idade, cidade branca com telhado de Corumbá. Não há muitos lugares no Chiquitania onde você pode viver no luxo desenfreado, mas este é um deles, e menos de EUA $ 150/dia para isso. Além disso, pelo tempo que você chegar tão longe você vai querer um pouco de vida fácil não importa como um viajante intrépido você é, mesmo que isso signifique a esfregar ombros com grandes caçadores (sim, eles ficam aqui, também).

Em sua curta existência, o hotel já é famoso por ter sido um lugar de encontro entre os presidentes da Bolívia, Brasil e Paraguai sobre a abertura. Ele também é famoso por uma vez ter tido um cassino, mas todos os bolivianos desaparecem nas mãos de brasileiros em breve colocar um fim a isso.


Lugares para ficar em Puerto Quijarro
Primeiro, a escolha óbvia: o resort El Pantanal Hotel. Naturalmente, há é a sua localização. Ele raiou sobre seus proprietários ausentes que é ideal para oferecer passeios ao Pantanal. Você começa a sentir isso ao visitar seu site, que costumava oferecer todos os tipos de razões para visitar ( por exemplo , karaoke, discoteca, interior () jardins tropicais, o obrigatório nunca usado corrida trilha lavagem de dinheiro, - apenas brincando), mas quase não mencionou o fato de que o complexo fica no meio de um dos ecossistemas mais importantes do mundo. Agora, o site pode muito bem ser um portal online para o Pantanal.



Nome
Localização
Telefone
Luxo e de uso especial (por exemplo, o eco-turismo)
Carretera Puerto Suárez - Corumbá
978.2020; 
3.3559583
 
(de Santa Cruz)
Calle Costa Rica 57
978.3356
Hotéis / Hostales
Gran Hotel Colonial
Av. Brasil y Panamá
978.2037
Hotel Arroyo

978.2333
Hotel Jardín del Bibosi
Avs Luís Salazar de la Vega esq, Naval
978.2113; 
3.3348887
 
(de Santa Cruz)
Hotel Don Miguel
Av. Guatemala
978.2038
Hotel Oasis
Av. Argentina 4 
978.2159
Hotel San Silvestre
Av. Naval
978.2088
Hotel Yonni
Av. Brasil
978.2109
Residenciales
Residencial Ariane
Av. Luís de la Vega Salazar
978.2129
Residencial Las Palmas
Av. Luís de la Vega Salazar
978.2388
Parati Residencial
Calle Guatemala 
978.2101
Alojamentos
Alojamento Cochabamba
Av. Luís de la Vega Salazar
978.2158
Alojamiento La Cascada
Calle Sucre
978.2099
Alojamiento La Frontera
Calle Rómulo Gómez 
978.2010
Alojamiento Nicolas Rojas
Av. Brasil
Alojamiento Seis Hermanos
Calle Guatemala
978.2473

Quando visitar Puerto Quijarro
Evento
Data (s)
exposições intensas de animais selvagens em cada turno
Estação das chuvas e além
Semana Santa (Semana Santa)
varia (início e meados da primavera)
Dia da Fundação departamentais e Auto Race
24 de setembro

Mas não Puerto Quijarro Tenha A. ..?
ATM ( Cajero Automático )
Sim
Banco / Dinheiro de mudança de casa ( Banco / Casa de Cambio )
Sim (Banco de la Unión)
Artesanato Store ( Artesanía )
Sim
Hospital ( Hospital )
Sim
Internet Café ( Café Internet )
Sim
Gabinete do Prefeito ( Alcaldía )
Sim - chamar 978.2078
Gasolina Station ( Surtidor )
Sim
Post Office ( Correios )
Sim
Escritório de telefone público (cotas e ENTEL)
Sim
Turismo Office ( Oficina de Información Turística )
Não


Aspectos Econômicos: O município de Puerto Quijarro tem sua economia baseada na exportação de cereais e derivados, através do seu porto, assim como o intercâmbio comercial com a cidade brasileira de Corumbá. O município conta também com o porto, Puerto Aguirre  (Zona Franca), localizado no Canal Tamengo, entre Puerto Suárez e Puerto  Quijarro. A produção agrícola do município é limitada devido às características do território, pertencente  ao Pantanal Boliviano. Devido à característica da região, com extensas áreas alagadas, as propriedades são de grande porte. A pecuária é considerada uma atividade tradicional na região. Existe comércio de produtos importados de consumo, que atraem turistas brasileiros,  por  oferecer  preços  atrativos. Existem também atividades de comércio formal e informal que geram importante proporção do movimento econômico do município, com destaque a 200 empreendimentos comerciais, devidamente registrados.
Aspectos Sociais: Puerto Quijarro apresenta-se como um povoado mais moderno que outras localidades da região. A maior parte da sua população é constituída de migrantes. O grupo  étnico do município é de origem chiquitana, cultura que está perdendo seus valores socioculturais. A maioria da população (80%) é católica e 20% são evangélicos, concentrados nas comunidades indígenas. A população fala espanhol, quéchua, chiquitano e português. O processo de aculturação está provocando a extinção do idioma chiquitano. Somente 29,33% da população que habita em domicílios particulares têm suas necessidades básicas satisfeitas. São considerados pobres 23,83% dos habitantes do município.
Indicadores                 

Superfície (km2)                                   2.033,00
População (2007)                                 16.778 hab.
Densidade demográfica (hab/km2)       8,09
Índice de urbanização (% urbana)        97,05%
Percentual masculino (% homens)        49,87%
Pessoas com menos de 15 anos (%)    39,63%
Pessoas com 65 ou mais anos (%)       1,96%
Taxa anual de crescimento demogr.      4,13%
Taxa de fecundidade (filhosxmulher)     4,20
Taxa de mortalidade infantil (‰)            43,70‰
Quantidade de domicílios                      3.127
Tamanho médio das famílias                 5,00
PIB municipal (US$)                               24.447.459
PIB per capita (US$)                              1.485,72
Índice de Pobreza (% de pobres)          23,83%
Índice de Gini (concentr. de renda)       0,177
Taxa de analfabetismo (% pop+ 10a)     3,80%
IDH (índice)                                            0,734
Fonte: INE

Nenhum comentário: