sábado, 27 de setembro de 2008

Óbidos: Belas paisagens e charme real





Divulgação Protegida por uma muralha, a cidade medieval não permite a entrada de carros. Os passeios são à pé, com direito a almoços dignos da realeza


Ela nasceu pelas mãos dos celtas. Posteriormente, foi conquistada pelos romanos, visigodos e mouros. Mas o que deixa os visitantes encantados por Óbidos, em Portugal, é o fato de saber que a cidade medieval era oferecida pelos reis como prenda de casamento para as rainhas (quem não gostaria de receber um dote como esse?).

E só estando lá para entender porque as rainhas se apaixonavam pela vila. Afinal, subir por suas ruas estreitas de pedras até o castelo ? hoje uma pousada ?, passando por charmosas lojinhas (uma tentação!), e apreciar a bela paisagem, de mar e lagoa, é maravilhoso. Protegida por uma muralha, na qual o visitante pode caminhar, a cidade não permite a entrada de carros. Por isso, vá com sapatos bem confortáveis (salto alto, nem pensar!).

Em cerca de duas horas se conhece Óbidos toda. Uma boa dica é fazer a visita guiada, é só procurar o Posto de Turismo. O roteiro inclui a Porta da Vila, a Igreja de São Pedro, a Igreja da Misericórdia, a Praça de Santa Maria, a Igreja de Santa Maria, a Rua Direita, o castelo, entre outros lindos lugares. Aliás, quem quiser pode até fazer o mesmo circuito de charrete.

No caminho, faça uma parada para degustar a famosa "Ginginha de Óbidos" ? um licor vermelho escuro à base de frutas, a receita conventual é do século XVII. Peça na tacinha de chocolate. É uma delícia! 

Na bagagem, traga os bordados feitos em tear manual. Conta-se, que os motivos são inspirados no teto da Igreja de Santa Maria. Para passar os desenhos para o papel, as bordadeiras colocavam um espelho no chão, que os refletia, o que facilitava o trabalho. 

Para terminar, um saboroso almoço no restaurante da Pousada do Castelo, eleita uma das Sete Maravilhas de Portugal. A sugestão é o Peito de Pato Real com Mel de Tília e Laranja com Molho de Figos Secos e Sultanas. O vinho adequado? Hummmm!!!  Só perguntando para o colunista André Andrès.

Serviço
Como chegar: Óbidos fica a 80 quilômetros ao norte de Lisboa. De carro, é só seguir com destino a Leiria, pela A8. Deixe a rodovia na saída 15. São cerca de 50 minutos de viagem. De ônibus, a passagem custa 7 euros. Quem quiser pode ir de comboio (trem), mas a estação fica um pouco longe do centro da vila. 

Passeio pela história
308 a.C. ? Fundação da vila pelos celtas
Século I ? Romanos
Século V-VI ? Visigodos
Século VIII ? Mouros
1148 ? D. Afonso Henriques toma Óbidos dos mouros (feriado nacional)
1282 ? D. Dinis e a rainha Santa Isabel passam núpcias na cidade. Como doação da vila, como presente de casamento, esta passa a fazer parte integrante de dote de todas as rainhas portuguesas até 1834
1808 ? De Óbidos são disparadas as primeiras salvas de tiros que dão início à Batalha da Roliça, durante as invasões francesas, onde Napoleão sofre a sua primeira derrota da Guerra Peninsular
1950 ? As muralhas são restauradas

Fonte: (Rachel Martins - A Gazeta)


Vídeo: Revista.AG - Vale a Pena Ir - Óbidos, em Portugal

Nenhum comentário: