domingo, 28 de dezembro de 2008

Verdadeiros paraísos perdidos do litoral brasileiro

Ainda é possível passar as férias em praias lindas e sossegadas. Não é preciso se esfolar em trilhas ou pagar o dobro na estadia

EDIÇÃO: LUCIANA VICÁRIA

Existem praias paradisíacas que ficam ao final de trilhas longas e cansativas. Há também aquelas em que o trajeto é tão difícil que só é possível chegar em um veículo 4X4. E ainda pérolas enclausuradas em hotéis ou condomínios de luxo. Mas, para estar ali, paga-se muito. Felizmente, nem só aventureiros e endinheirados têm direito a um verão no paraíso. O viajante profissional Ricardo Freire, colunista de ÉPOCA, selecionou dez praias sossegadas, com acesso razoável e hospedagem que cabe no bolso. Freire, que já percorreu quatro vezes a costa brasileira, acaba de lançar o guia 100 Praias Que Valem a Viagem (Editora Globo, R$ 38).
Alex Uchôa
Praia do Toque (AL)A praia fica na rota ecológica, no norte de Alagoas. Tem passeios de jangada para piscinas naturais no mar e para o Rio Tatuamunha, santuário de peixes-bois. Como chegar: fica a 100 quilômetros de Maceió (siga a placa para Passo de Camaragibe). Onde ficar: Pousada do Caju (pousadadocaju.com) e Côté Sud (pousadacotesud.com.br).
Barra Grande (PI)A areia fofa e as águas calmas fazem da praia piauiense uma raridade na costa do Meio-Norte. É o banho de mar mais gostoso entre os Lençóis Maranhenses e a Praia de Jericoacoara.Como chegar: 53 quilômetros a leste de Parnaíba, por estrada bem asfaltada e sinalizada.Onde ficar: nas novíssimas pousadas pé-na-areia freqüentadas por praticantes de kitesurfe (prancha de surfe controlada por uma pipa), como a Ventos Nativos, onde há um bistrô francês (ventosnativos.com) e a BGK, que tem um belo bar de praia (barragrandekitecamp.com.br).
Galinhos (RN)É uma península de areia. Lá, o meio de transporte é a charrete. No canto direito, uma lagoa de águas mornas é invadida pelo mar quando a maré sobe. Pelo canal, barquinhos levam a manguezais, dunas e salinas.Como chegar: 160 km a oeste de Natal, pela BR-406. Deixe o carro em Pratagil e atravesse o canal de barco.Onde ficar: nos caprichados Chalés Oásis (oasisgalinhos.com) ou na recém-aberta Kite Surf Center (kitesurfgalinhos.com).
Icaraizinho de Amontada (CE)Fora da rota dos passeios de grupo, esta enseada tem mar azul-claro, sombra de coqueiros e, no canto esquerdo, dunas a perder de vista. O vilarejo se mantém autêntico, com poucas casas de veraneio.Como chegar: 210 quilômetros a oeste de Fortaleza (e 130 quilômetros a leste de Jericoacoara). Os últimos 25 quilômetros estão sendo asfaltados.Onde ficar: nos chalés de madeira da Água de Coco, com ventilação natural (pousadaaguadecoco.tur.br).
Pontal do Cupe (PE)A mais gostosa de Porto de Galinhas. Parece uma piscina natural que não seca demais na maré baixa e fica funda na maré cheia.Como chegar: siga as placas para o Hotel Pontal de Ocaporã. Estacione depois da cancela. Fica 3 quilômetros ao sul da badalada Muro Alto.Onde ficar: nos dois únicos hotéis deste trecho de praia: o Pontal de Ocaporã (ocapora.com.br) e a Pousada Tabapitanga (tabapitanga.com.br).
Embrulho (SC)Escondida no costão, à direita da praia principal de Bombinhas, tem águas mais claras e transparentes que a vizinha famosa. A faixa de areia é bem estreita, entremeada por pedras, que formam piscinas ótimas para mergulhar de snorkel. Como chegar: siga até o final da beira-mar de Bombinhas e procure os estacionamentos que vão aparecer à esquerda.Onde ficar: para ir a pé às prainhas, reserve a Solar das Tartarugas (solardastartarugas.com.br) ou a Caminho do Mar (pousadacaminhodomar.tur.br).
Praia do Saco (SE)É a mais bonita de Sergipe. Tem águas azuis – cortesia do Rio Real, que desemboca logo adiante – e vista para a Ilha da Sogra. Faça um passeio de barco até a estonteante Ponta do Saco e, na volta, experimente a moqueca da Josefina.Como chegar: saia de Aracaju pela orla sul e pegue a balsa do Rio Vaza-Barris; são 65 quilômetros.Onde ficar: tente uma das duas suítes da Manga Rosa, tel. (79) 3526-5063, na entrada do povoado.
Tabatinga (PB)Tem falésias, um riozinho que se torna uma lagoa e uma ótima barraca de praia: o Arte Bar – com boa comida, redes à sombra e um varal com literatura de cordel. Não deixe de fazer a caminhada até a Praia do Coqueirinho.Como chegar: pela Rota do Sol. Fica 24 quilômetros ao sul de João Pessoa. Onde ficar: na Pousada Aruanã (aruanapousada.com.br), que parece um pequeno resort, ou na rústica Pousada dos Mundos (pousadadosmundos.com.ar), à beira-rio.
Aracaipe (BA)Um paredão de casas na estrada esconde da vista dos turistas a praia mais tranqüila do Arraial d’Ajuda. A água é calma e azul-clara no verão. O bar do Sting é point de velejadores.Como chegar: fica no caminho da balsa para Porto Seguro. Entre pelos bares ou pela viela à altura do número 1.619.Onde ficar: pé-na-areia, na agradável Verde Água (verdeaguapraia.com.br), ou, na estrada, na bem estruturada Estação Santa Fé (reservas pela CVC).
Santo André (BA)A balsa do Rio João de Tiba deixa para trás a micareta permanente de Porto Seguro e entra em território de paz. Santo André é um oásis na Costa do Descobrimento: mesmo no Réveillon – e até no Carnaval –, está longe do excesso de lotação.Como chegar: pegue a balsa em Santa Cruz Cabrália, 30 quilômetros ao norte de Porto Seguro.Onde ficar: na Victor Hugo, no melhor ponto da praia (portonet.com.br/victorhugo), ou no novo chalé minimalista-tropical da Casapraia (casapraia.com).



Fonte: REVISTA ÉPOCA

Nenhum comentário: