sexta-feira, 13 de abril de 2012

Regência, em Linhares - ES. Destino favorito dos surfistas


A pequena vila de pescadores de Regência, em Linhares, é conhecida nacionalmente pelos surfistas. O motivo? As ondas! Quando uma combinação de vento, ondulação e altura da maré coincidem nas condições características da região, amantes desse esporte se aglomeram no local para aproveitar as famosas ondas do Point e Boca do Rio.

Regência é distrito do município de Linhares e tem aproximadamente 1200 moradores e 298 residências, conforme estatística do PSF em 08/06. No entorno, estão baseadas o Complexo Petrolífero de Lagoa Parda e um emissário marítimo, onde a Petrobrás atua na exploração de petróleo e gás natural.

O acesso a este paraíso do litoral norte do Estado não é tão simples. São 126 km da Capital, que podem ser feitos


Ondas perfeitas são atrativos da região
de duas formas: a rodovia ES-010 passa pelo litoral dos municípios da Serra, Fundão e Aracruz; e a outra opção é pela BR-101 Norte. Em ambos os casos é preciso cruzar a Vila do Riacho em 32km de estrada de terra. A pista fica sem condições de trafego quando chove.

Dono de pousada e lanchonete na vila, além de surfista experiente, Robson Barros publica diariamente fotos das ondas em seu site. O serviço é gratuito e atrai muitos internautas. "É uma forma de divulgar nossa vila. Turistas de todo o Brasil passam por aqui. Uns interessados nas ondas, outros no ambiente simples e de tranqüilidade", comenta.


Regência e o descobrimento do Brasil

Em 1500, na época do descobrimento do Brasil, mais precisamente um ano após a primeira expedição, os colonizadores portugueses, ao navegar pela costa brasileira, avistaram a uma distância de 3 km da praia uma mancha marrom no mar e perceberam que esta mancha era de água doce.

Eles decidiram seguir o percurso da mancha e chegaram à foz larga de um rio bem extenso e de difícil acesso. Então os portugueses o batizaram de Rio Doce. O Rio Doce tinha características únicas. Uma delas era a força das ondas na boca da barra.

As matas do Rio Doce abrigavam os índios mais bravos e temidos do leste brasileiro, os canibais Botocudos. A fama dos índios Botocudos percorria todas as regiões brasileiras. Eles dificultaram o acesso dos colonizadores portugueses, que tinham como objetivo explorar as riquezas e desenvolver a região.


Quem foi Caboclo Bernardo?

A figura histórica da região mais conhecida é Bernardo José dos Santos, o Caboclo Bernardo. Nativo de Regência, filho de índios, ganhou fama por seus atos de coragem.

No final do século XIX, no ano de 1887, Bernardo salvou 147 vidas de um navio da coroa imperial portuguesa, o "Imperial Marinheiro", naufragado na Foz do Rio Doce. Este navio levava em sua tripulação soldados que retornavam de suas atividades.


Ao encalhar na foz do rio, conta a história, que numa madrugada de tempestade e mar revolto, o herói Caboclo Bernardo pegou uma corda e amarrou em local seguro com apoio de mais dois amigos, e com a outra ponta da corda na boca tentou romper o mar enfrentando as ondas gigantes. Após algumas tentativas em vão, ele continuou persistindo até conseguir chegar ao navio, e foi retirando um a um dos sobreviventes.

Depois do ato de heroísmo, foi convidado para viajar ao Rio de Janeiro para ser homenageado pela Princesa Izabel, com festas e banquetes, e condecorado como herói com uma medalha de ouro de Honra ao Mérito.

Fonte: RegênciaSurf, Robson Barros e Aline Goulart
(A Gazeta)

Nenhum comentário: