sábado, 18 de dezembro de 2010

Colômbia. Cartagena das Índias tem lendas e praias encantadoras

Colombiana por geografia, universal pelos atrativos.
Cartagena das Indias

Cartagena das Índias é a paixão da Colômbia. Uma cidade cheia de lendas, histórias e praias douradas. Declarada Patrimônio Histórico pela Unesco, Cartagena soma os encantos de sua arquitetura com atrativos de uma intensa vida noturna, festivais culturais expressivos, paisagens exuberantes e excelente gastronomia.

Além da beleza natural e do clima prazeroso o ano inteiro, a cidade é motivo de orgulho para os colombianos. Fundada em 1533 pelos espanhóis, Cartagena é rodeada por muralhas que foram construídas como defesa contra ataques piratas, o que a conferiu o nome de La Heroica.

Hoje, Cartagena está dividida entre o lado histórico e o moderno. De um lado há o mar do Caribe e a parte moderna da cidade, do outro, o elegante bairro histórico e suas casinhas coloridas, tipicamente espanholas, com varandas repletas de flores.

Suas acolhedoras praças convidam a tomar deliciosos coquetéis e desfrutar da música e rica cultura local. A cidade está repleta de discotecas de rumba e salsa, festas típicas e preciosos lugares que lembram a história da Colômbia. Com tantos predicados, Cartagena transformou-se no destino predileto dos colombianos e estrangeiros que visitam o país.

Cidade Velha

Cheia de charme

Confinada pelas muralhas, a Cidade Velha é um entramado de lindas ruas com casas coloniais, varandas de madeira, diversas igrejas e edifícios antigos. Além disso, esse é o bairro mais animado de Cartagena, considerado o coração da cidade.


Cartagena parece ter parado no tempo graças à ótima conservação de seu Centro Histórico, e ao relativo isolamento, acentuado pelos problemas de segurança enfrentados pela Colômbia,
em guerra contra o tráfico de drogas. Por isso, é difícil encontrar um lugar parecido que ainda tenha o clima provinciano da ensolarada Cartagena de las Índias.

A Cidade Velha, envolta em um extenso e robusto forte, possui uma infinidade de casas coloniais com balcões que suportam jardins luxuriantes e muito bem cuidados. Esse lugar ganhou novas cores com a ficção de Gabriel Garcia Marquez, glória das letras locais, que, além de ter uma residência na cidade, ambientou ali os romances “O Amor nos Tempos do Cólera” e “Do Amor e Outros Demônios”.

O bairro é marcado pelos passeios de charrete à noite com sua luz âmbar iluminando as vielas.

Ilhas de Cartagena


É sonho ou realidade?

A beleza de Cartagena avança para o mar. Banhada pelo Mar do Caribe – que significa águas azul-esverdeadas – as ilhas de Cartagena exibe muitos recifes de corais e com um sol radiante o ano inteiro. Parece até fantasia, mas as elas são pura realidade. Mergulhe você também nos encantos do clima praiano e nas águas frescas das ilhas.

Ilha de San Pedro de Majagua

Ao chegar nesse paraíso, não há uma pessoa que não afirme: “Estou no Caribe”. É coisa de cinema, de folheto de viagem e de contar para todos os amigos.

A Ilha de San Pedro oferece onde uma paisagem espetacular, ideal para aproveitar a praia ou praticar esportes como snorkel, caiaque, pedalinhos e saborear pratos típicos da ilha.

Outra grande atração da ilha é um aquário que apresenta um show dos golfinhos, tubarões, tartarugas e diversas espécies de peixes.

Sua abundância de cenários exóticos captou os olhos do pintor francês Pierre Daquet que ficou conhecido por pintar figuras marinhas místicas, inspiradas nas expedições submarinas que fez por todos os bancos de coral da região.

Bocagrande
A Copacabana de Cartagena

Na parte moderna de Cartagena, a noite é marcada pelos movimentadas avenidas de San Martin e Del Malecón que são repletas de bares, restaurantes, discotecas e cassinos. Mas, o agito maior encontra-se na praia de Bocagrande.

Quando o sol se põe, os turistas e locais tomam as calçadas. Muitos passeiam a pé ou de um jeito especial; ônibus ornamentados, mais conhecido por chivas. Eles percorrem a cidade transportando uma banda animadíssima. Em cada ponto de referência, todos descem e improvisam uma festa.

Por lá há uma balada megaturística: uma discoteca com vários andares, e cada um com um tipo de música. No último piso, ao ar livre, o ritmo é cubano.

Além de toda a badalação, Bocagrande também é uma boa pedida para um banho de mar e prática de esportes aquáticos.

Crédito das Fotos: (1) Wikimedia, (2) Aldo Bonilla, (3) Getty Images, (4) Getty images.

Nenhum comentário: