segunda-feira, 11 de junho de 2012

Ushuaia, a cidade mais austral do Mundo

Entre o Cabo Horn e Estreito de Magalhães, sob o céu da Patagônia, está a Tierra del Fuego. 

Ushuaia é a cidade mais austral do mundo (um título muito disputado pela menor Puerto Williams). Ela está localizado nas margens do Canal de Beagle, no extremo sul da Terra do Fogo, e cercado pelos Montes Martial. Sua localização extrema permite-lhe desfrutar do mar, montanhas e florestas, ao mesmo tempo.  É um lugar de torres de petróleo, ovelhas, geleiras, vento e hidrovias. Ushuaia e Rio Grande são as duas principais cidades, paisagens incríveis, passeios silvestres e pesca são as principais atrações da ilha.

Conhecida como a cidade mais austral do mundo, Ushuaia está a 3300 km de Buenos Aires. Devido à sua localização perto do Pólo Sul, tem cerca de 18 horas de luz solar no verão, enquanto no inverno, apenas sete ou oito, é um maravilhoso destino turístico. Em linguagem Yamana, "Ushuaia" significa "baía com vista para o oeste." Localizada nas margens do canal de Beagle, esta bela cidade oferece paisagens únicas, incluindo as florestas que dominam as montanhas, mar, geleiras e vento. A cidade faz fronteira a oeste com Monte Martial e leste pelo Montes Olivia e Cinco Hermanos.

Ele está localizado na zona sul da ilha, pelo Canal de Beagle, e cercado pelo Cerro Martial, que oferece uma paisagem única, devido à combinação de montanhas, mar, geleiras e florestas. A topografia estranha da região criou uma cidade muito pitoresca que combina cores e depressões com os Andes ao fundo. Do litoral ao sul há uma vista soberba sobre a baía, a península, o Canal de Beagle, o Navarino e as ilhas Hoste. O Museu do Fim do Mundo, também chamado de Museu do Território, apresenta vários elementos relacionados à história da cidade e seus habitantes primitivos.

Nos arredores da cidade está o antigo presídio de Ushuaia chamado Presidio y Carcel de Reincidentes. Presos muito perigosos e conhecidos presos políticos fizeram esta prisão famosa. Ela parou de funcionar como uma prisão em 1947 e um dos seus edifícios ainda é mantido em seu estado original. Esta prisão teve um papel importante na história de Ushuaia desde que todo o seu pessoal vivia na aldeia e os prisioneiros contribuíram com o trabalho para o resto dos habitantes. Atualmente, a Base Naval Almirante Berisso funciona aqui. No topo do Glaciar Martial, há uma excelente vista da cidade e seus arredores. A geleira é alcançado através de um teleférico localizado a 7 km do centro.


Deixando Ushuaia indo para o norte, margeando o rio que desce do Monte Olivia, símbolo de Ushuaia, a estrada atravessa os Andes. A paisagem se transforma em belos vales e serras, como a cordilheira Carbajal ou a cadeia de Alvear, que se estende para a passagem de Garibaldi. Entre estas colinas, há importantes resorts de esqui ao fundo, onde as atividades de inverno diferentes são realizadas, tais como o Vale do Huskies, Tierra Mayor, Cotorras Las e Haruwen. A passagem de Garibaldi, 430 m. acima do nível do mar, é o ponto mais alto do percurso, onde há um ponto panorâmico que permite ao visitante descobrir o Lago Escondido, o Inn Petrel e parte do Lago Fagnano.

Descendo em direção ao litoral do Lago Escondido está o Petrel Inn, localizado perto das serrarias mais importantes: "Lago Escondido", no início do rio Milna, e "Laguna Verde", onde um processo de industrialização da madeira local é realizada . O Lago Fagnano, chamado Kami pelos índios, é o maior lago da área. Sua forma longa de leste para oeste corre paralela ao Canal de Beagle e deságua no Oceano Pacífico. A cidade mais próxima é Tolhuin, localizado a 7 km para o norte. Outro lago da Tierra del Fuego Island é Yehuin, palavra que significa "Casa Woodfire" em quíchua. Ele está localizado 95 km ao sul de Rio Grande e é um lugar de incrível beleza. Pertence à bacia do Lago Fagnano e suas águas são apenas interrompido pela "Roca de los Pajaros" (Rock Aves "), cujo nome é devido à presença de biguás (Phalacrocorax) que repousam sobre ele. É também um lugar especial para os amantes da pesca.

O trem do fim do mundo

Em um lugar de destaque cercada por montanhas, ergue-se a estação do Trem do Fim do Mundo. Pertence ao Ferrocarril Austral Fueguino (Southern Railway). É um pequeno comboio com capacidade para 36 passageiros, que pára em diferentes pontos panorâmicos. O trem usa o trilho do original do velho trem pequeno que funcionou até 1947 em que os prisioneiros eram transportados da prisão de Ushuaia para as serrarias onde trabalhavam diariamente. Os comboios a vapor foram especialmente projetados e construído na Argentina para esta estrada de ferro.

O trem atravessa o Rio Pipo pela Ponte Quemado e faz sua primeira parada na Cascata De la Macarena. Aqui, você pode ver a reconstrução do acampamento indiano das culturas Yámanas e Shelkman, chamados de "Rio Ajej", que recria seus costumes. Na parte final da viagem, ao longo do del Toro Canad6n, há um circuito turístico e 4,5 km do ponto de partida, você pode optar por continuar a visita do parque de ônibus ou para voltar para a estação de trem sem paradas . Uma das partes pendentes do parque é a Baía Lapataia. Este é o ponto final da única estrada que vai de Buenos Aires a Ushuaia, 3.300 km de distância. Aqui, às vezes é possível embarcar e combinar a visita ao Parque Nacional com a navegação pelo Canal de Beagle, sem necessidade de voltar para a cidade.

Vela em Ushuaia Bay, você pode admirar uma vista impressionante da cidade e da serra que o rodeia. No final da baía, a passagem de Chico indica a entrada para o Canal Beagle. Ele mantém a história eo mistério de naufrágios antigos. A preservação da fauna marinha em seu ambiente natural proporciona uma paisagem única. Perto do Arquipélago Bridges está Ilha das Aves, onde, educadores sobre as rochas, o imperial e Magellan biguás enganar os visitantes com sua aparência de pingüins e conviver com uma grande variedade de fauna marinha formada por albatrozes, petréis gigantes, gaivotas barulhentas e patos . A uma curta distância é que os leões do mar 'Island, onde diferentes espécies de leões marinhos descansam sob o sol. Perto dali, está o Les Eclaireurs Ilha com o seu farol testemunha, apenas o naufrágio do navio alemão Monte Cervantes em 1930.

Trem do Fim do Mundo 
Como chegar: A estação ferroviária está localizada a 8 km da cidade dentro da Tierra del Fuego National Park. Vá ao longo da Rota 3 até chegar km3042, 8 km em direção ao oeste da cidade.

Times: Partidas 9:30 e 03:00. O trem opera 365 dias por ano, ajustando horários e partidas de acordo com a estação.

Recomendação: Para apreciar o passeio melhor e aprender a história melhor, antes de entrar no trem, é conveniente visitar o Museo del Presidio (Museu da Prisão). Na bilheteria, não há informações disponíveis sobre as várias trilhas que cruzam a área partindo da estação do Parque, no final do trilho.


A foto abaixo foi feita às 22h30 da noite de um restaurante próximo ao porto.

As longas horas de luz faz verão a melhor época para visitar a Tierra del Fuego - há tanta coisa para ver que cada hora extra é apreciado ...

Nenhum comentário: