segunda-feira, 11 de abril de 2011

A cosmopolita Buenos Aires à noite

Buenos Aires, como toda cidade cosmopolita, oferece várias opções para serem desfrutadas à noite. Muitos turistas vão à cidade em busca de um bom espetáculo de tango -sua música emblemática. Para eles, o bairro San Telmo - com seus edifícios centenários - é sem dúvida o melhor lugar para escutar o "dois por quatro" em seu ambiente mais adequado.

Essa região, a mais antiga da cidade, guarda diversos redutos onde se pode ver e ouvir tango em espaços que refletem seu espírito original, quase virgem de contaminações turísticas.

Mas a noite portenha não se limita ao tango. Para os jovens que desejam diversões mais contemporâneas, há muitas opções de discotecas e bares.

Na Recoleta, em um convento abandonado, foi construído o "Buenos Aires Design", um shopping de decoração que abriga em suas varandas -com vista para um belo vale- um complexo gastronômico com vários tipos de culinária.

A partir das 2h, muitos desses restaurantes oferecem música ao vivo, convidando os clientes a dançar. Além disso, no local se estabeleceu o clássico Hard Rock Café.

Em Palermo, abaixo de uma linha de trem, se desenvolveu outro pólo noturno, "Los Arcos", com cerca de dez discotecas. De quinta a domingo, o local é "infernal", não que seja muito diferente nos outros dias da semana.

Os jovens (e os não tão jovens) argentinos parecem estar sempre dispostos a "trasnochar" (virar a noite), sem se importar com as poucas horas de sono que sobrarão antes de começarem um novo dia de trabalho.

Os turistas que vão a Buenos Aires e pretendem conhecer sua noite devem saber que convém começar a jantar por volta de 21h, 22h ou até mesmo 23h. Assim, se estiverem cansados, poderão fazer uma "siesta" antes de sair para dançar ou tomar algo a partir das 2h.

As saídas podem durar toda a madrugada e acabarem com um café-da-manhã restaurador com café, leite e croissants (medialunas).

Uma nova moda portenha são os pubs irlandeses. Confinados na City ou Microcentro, próximos aos grandes prédios de escritórios, oferecem happy-hour que ajudam a atrasar a volta dos trabalhadores aos seus lares. Esses bares permanecem abertos pelo menos até as 4h.

Outro conhecido ponto de encontro é a Costanera, sobre o rio da Prata. Ali também se encontram discotecas e bares, alguns com mesas de bilhar, pebolim e fliperamas.

Boliches, pistas de patins no gelo, karaokê, shows de artistas nacionais e internacionais, importantes musicais ao estilo da Broadway ao longo da avenida Corrientes -a rua dos teatros- são outras das boas opções noturnas.
A frase "a cidade que nunca dorme" também pode se aplicar a Buenos Aires, mesmo que pela manhã custe a despertar.

Javier La Loggia é argentino, jornalista e trabalha no "La Nacion Line".

Fonte: Folha online

Nenhum comentário: