domingo, 10 de abril de 2011

Itacaré: Um paraiso próximo a Ilhéus na Bahia

Durante muitos anos, o acesso difícil – mais de 50 km de estrada de terra -, manteve Itacaré isolada. Só em 1998 foi concluído o trecho da BA-001 que liga Ilhéus à pequena cidade.
embratur.gov.br.

Desde então, o número de turistas está sempre crescendo. Muitos hotéis, pousadas e restaurantes foram construídos. Além disso, muitas praias ficam desertas durante a maior parte do ano. Itacaré continua sendo o refúgio dos amantes da natureza, do surfe, da capoeira e da Bahia autêntica.

Com suas ruas de paralelepípedos e seus antigos casarões, a cidade conservou todo o charme do passado. Muitos bares e restaurantes fazem da noite de Itacaré uma das mais animadas da região.

Seu litoral é uma sucessão de praias e de morros cobertos por florestas e coqueirais. As praias localizadas perto da cidade são as mais freqüentadas e possuem boa infra-estrutura turística.

As mais afastadas são desertas e lindíssimas, mas poucas oferecem acesso para carros. Há, ainda, algumas praias tão pequenas e escondidas que nem constam nos guias turísticos.

Informação básica

Clima
O clima é tropical. As temperaturas variam entre 25oC e 30oC, mas podem chegar aos 40oC durante o verão – de dezembro a fevereiro. O sol é companhia o ano todo, mas as chuvas são mais freqüentes durante o inverno, entre de maio e agosto.
Dados da cidade
Itacaré
Estado: Bahia
Região: Nordeste
População: 18.120 habitantes
DDD: (73)
Distâncias
Salvador: 440 km
Itabuna: 98 km
Feira de Santana: 362 km
Hospedagem / Restaurantes

A maioria das pousadas de Itacaré fica na praia da Concha, próxima ao centro.
Quanto à alimentação, da culinária típica baiana à cozinha internacional, a cidade tem opções para todos os gostos. Conheça algumas delas nos sites abaixo:

http://www.brasilviagem.com/cidades/?CodCid=80
http://www.itacare.com

Como chegar
Via Aérea: o aeroporto mais próximo de Itacaré fica em Ilhéus, e recebe vôos das principais cidades do País. O aeroporto internacional mais próximo é o de Salvador.

Via Rodoviária: o acesso é pela BA-001, a nova estrada de asfalto que liga diretamente Ilhéus a Itacaré seguindo o litoral. Pode-se alugar um carro no aeroporto de Ilhéus. Vários ônibus saem diariamente de lá para Itacaré pela companhia Rota. A viagem dura no máximo 01h40.
Serviços
Agências de turismo
Bahia Alegria: +55 (73) 3251-3461
Itacaré Ecoturismo: +55 (73) 3251-2224.
Rodoviária: +55 (73) 3251-2200
Atrações


Praias


Praia do Resende


Pequena enseada com imensos coqueiros, areia branca, piscinas naturais e ondas boas para surfar. Fica perto do centro, mas não tem infra-estrutura, pois fica em uma área de proteção visual, onde qualquer construção é proibida. O acesso se faz a pé por uma pequena trilha que sai da rua principal (o Caminho das Praias) onde é possível estacionar.

Praia da Concha
A praia com maior infra-estrutura turística de Itacaré. Localizada perto do centro da cidade, a Praia da Concha possui águas calmas, sem ondas, e muitos coqueiros. Várias cabanas servindo bebidas e tira-gostos fazem da Concha a praia mais agitada do verão. Voltada para o Norte, de frente para a enseada do Rio de Contas, a praia oferece um dos mais lindos visuais de Itacaré. O final da praia, perto do farol, é o melhor lugar para apreciar o pôr-do-sol.

Praia da Tiririca
Com ondas fortes, a Praia da Tiririca é freqüentada o ano inteiro por surfistas. É considerada o melhor pico de ondas do Estado da Bahia.

Praia do Costa

Pequena praia com muitos coqueiros, a 1 km da cidade. Localizada entre a Tiririca e a Ribeira, a Praia do Costa possui areia branca e solta. Apesar do acesso fácil, não há nenhuma infra-estrutura. Pouca gente freqüenta esta praia. Nadar aqui é perigoso em razão das fortes correntezas. Se não for para curtir o lindo visual, é melhor ir às praias vizinhas.

Praia da Ribeira
Belíssima praia cercada pela Mata Atlântica. Perto dela, um riacho desce da serra formando cachoeiras, até uma represa, criando uma piscina de água doce. Última praia acessível de carro pelo Caminho das Praias, possui estacionamento e várias cabanas servindo bebidas e tira-gostos. É bastante freqüentada durante os fins de semana e feriados. Quem quer sossego pode pegar as trilhas que saem da Ribeira e levam à praia do Siriaco e à Prainha.

Prainha
Cartão postal de Itacaré, é considerada uma das mais belas praias do Brasil. A enseada da Prainha tem uma forma absolutamente simétrica, com dois morros verdes ao norte e ao sul da praia, e um belíssimo coqueiral perto da areia. Freqüentada por surfistas, a praia não oferece nenhuma infra-estrutura, apenas uma barraca que vende água de coco.

Praia do Siriaco
Pequena e escondida, o Siriaco é talvez a praia mais secreta de Itacaré. O acesso é a pé por uma trilha que sai da Praia da Ribeira. São apenas 15 minutos de caminhada.

Praia da Coroinha
Praia urbana com areia escura no centro de Itacaré. Não é aconselhada para banhos.

Praia de São José
Ondas fortes, areia branca e muitos coqueiros. Fica numa área de proteção ambiental, dentro do complexo ecoturístico Villas de São José. Na praia de São José encontram-se hotéis e residências de alto padrão, além de restaurantes de qualidade com cozinha sofisticada.

Praia da Engenhoca
Linda praia deserta cercada por coqueiros e Mata Atlântica. Um riacho desemboca no canto Sul. Tem boas ondas e é bastante freqüentada por surfistas.

Havaizinho
Uma das melhores praias de surfe de Itacaré. Tem recifes, coqueiros e ondas fortes. Fica quase deserta a maior parte do ano.

Praia de Jeribucaçu
Situada na área de uma fazenda particular, esta praia lindíssima fica quase deserta o ano todo. O rio Jeribucaçu desemboca aqui, num cenário paradisíaco, saindo de uma área de mangue preservada.

Praias do Pontal e Piracanga
Ao norte do Rio de Contas, mais de 50 km de praias desertas e coqueirais. Com boas ondas, as praias oferecem ótimas condições para a prática do surf. Mais ao norte, as praias de Algodões, Saquaíra, Cassange, Taipus de Fora e Barra Grande esperam os amantes da natureza e da tranqüilidade.

Praia de Itacarezinho

Apesar do diminutivo, a praia é imensa. O canto Norte é também chamado Camboinha. Com 3,5 km de extensão e muitos coqueiros, a praia de Itacarezinho tem ondas boas para surfar. É um ponto de desova de tartarugas marinhas. Na ponta Norte, uma cascata de água doce desce da mata e cai diretamente na areia.

Serra Grande
Ao sul do Rio Tijuípe, lindas praias virgens se estendem por vários quilômetros: as praias de Serra Grande, na Área de Proteção Ambiental. A praia do Sargi, com 4,5 km de extensão, areia fina, águas transparentes, arrebentação lenta e correntes de águas mornas concentra a maioria das pousadas, bares, restaurantes e cabanas. A praia do Pé de Serra é um local privilegiado para observar a chegada das jangadas. De acesso restrito, as praias do Pompilho, da Prainha, do Guedes e da Foz do Tijuípe são natureza pura.

Passeios
Área de Proteção Ambiental Serra Grande
Criada pelo Governo do Estado da Bahia, tem aproximadamente 16 mil hectares, ocupando uma faixa litorânea de aproximadamente 6 km de largura por 28 km de comprimento. Limita-se ao norte pela foz do Rio de Contas, ao sul pelo Riacho do Sargi e ao leste pelo Oceano Atlântico.

Rafting e Rapel
A aventura começa com um passeio de 1h num veículo 4×4 que parte da pousada em direção a Taboquinhas, a 34 km de Itacaré, sendo 28 km em estrada de terra. Chegando em Taboquinhas, os passageiros recebem instruções e equipamentos necessários para o Rafting / Rapel. O Rafting acontece nas corredeiras do Rio das Contas em meio a um cânion, nível III e IV, com muita adrenalina e duração de 01h30. O Rapel (cascading) é feito na bela Cachoeira de Noré, com 15 m de altura. A descida parte do meio da Cachoeira, com 10 m negativos.

Bike
Saídas da pousada às 9h, com destino a trilhas com graus de dificuldades variados e em trechos de 10, 15 ou 20 km. As trilhas passam por cachoeiras e praias. Todo o equipamento de segurança é fornecido e os visitantes são acompanhados por guia especializado.

Duck
As saídas acontecem às 09h30, com veículo que conduz os turistas até o Rio Tijuípe, localizado entre os municípios de Itacaré e Uruçuca, onde se iniciam os passeios em ducks (caiaques infláveis). O Rio Tijuípe tem suas nascentes na Serra do Conduru e sua foz na Praia do Patizeiro. Os passeios em ducks são feitos em trechos do rio com extensão de 4 km, água limpa e transparente. Corredeiras, banhos refrescantes e o contato com uma exuberante mata ciliar completam este passeio, que aceita passageiros com idade mínima de 10 anos. Os equipamentos são fornecidos e há uma instrução prévia para a prática de canoagem.

Cachoeiras

A região de Itacaré é rica em rios e cachoeiras. O Rio de Contas, que nasce na Chapada Diamantina e deságua no mar perto da cidade, é o maior curso de água do município. Ele é navegável por uma distância de 20 km, até o povoado de Taboquinhas, distrito de Itacaré, onde se encontra uma das mais belas cachoeiras da região.

As maiores cachoeiras são a Pancada Grande e a do Tijuipe. A mais freqüentada é a cachoeira do Cleandro, perto do Rio de Contas e da cidade, mas há muitos outros rios e cachoeiras, de todos os tamanhos, que podem ser encontrados passeando pelas trilhas da serra.

Fonte: correiodemocratico.com.br

Nenhum comentário: