sábado, 10 de dezembro de 2011

Jersey - uma ilha britânica na costa da França

Jersey faz parte das Channel Islands (Ilhas do Canal), das quais também fazem parte Guernsey, Sark e Herm. É um estado independente, porém ligado ao Reino Unido. Possui suas próprias leis, impostos e sistema de governo. Usa a libra esterlina como moeda, mas imprime a sua própria libra, que, apesar de ter cédulas e moedas diferentes, tem o mesmo valor da libra inglesa. A representação estrangeira e a proteção militar são feitas pelo Reino Unido.

O mais curioso é que Jersey fica apenas 22km da costa da França, mas 160km do sul da Inglaterra. É possível avistar a França de vários pontos da ilha e o ferry para França demora apenas 50 min ao passo que para Inglaterra são no mínimo 4 horas. A ilha é pequena, 14km leste-oeste e 6km norte-sul, totalizando uma área de 116km quadrados. Um dia fiz o trajeto norte-sul de bicicleta em 20min! Bem, tenho que dizer que a estrada é uma descida contínua, uma barbada para ciclistas.

A população é de 87 mil habitantes, sendo 10% imigrantes portugueses vindos de outra ilha, a Madeira. A influência portuguesa e madeirense é forte e notada principalmente nos restaurantes típicos oferecendo espetada, bacalhau e outra delícias da cozinha portuguesa. Além disso é comum ouvir português nas ruas, bares, enfim, com 8 mil portugueses na ilha não é difícil encontrar um Manuel ou um Joaquim. Em menor escala há imigrantes da França (pela proximidade) e da Polônia (para trabalhar nos hotéis e construção).

A economia é forte no setor bancário (55% do PIB), turismo  e agricultura.

É no setor bancário que Jersey tem sua maior fonte de renda.São 55 bancos e mais de 33 mil empresas de offshore registradas. Os motivos para tamanha força são os baixíssimos impostos sobre ganhos financeiros (paraíso fiscal), estabilidade do governo e a proximidade com o Reino Unido e a Europa continental. O volume depositado nos bancos em Jersey está em torno de 150 bilhões de libras, sendo 68% em moeda estrangeira. Aqui é possível abrir contas em libra, euro ou dólar.

Além disso, o imposto de renda é de no máximo 20%, o que atrai milionários (e alguns bilionários) a sediarem suas empresas aqui. Muitos esportistas, atores, cantores e outras celebridades têm suas pessoas jurídicas registradas em Jersey.

O turismo é a segunda fonte de renda, respondendo por 25% do PIB. Em torno de 750 mil pessoas (8 vezes a população da ilha) visitam Jersey anualmente. A ilha têm tanto praias extensas como pequens baías com areias brancas. O turista pode escolher entre surfar, velejar, andar de bicicleta, mergulhar e até saltar de pára-quedas. Soma-se a isso uma grande variedade de restaurantes, hotéis e pousadas. Com forte influência francesa e portuguesa, comer fora é uma das principais atividades aqui.

A agricultura vem em terceiro lugar, respondendo por 5% do PIB. Os principais produtos são latícinios, batata e flores.

Outra curiosidade é que Jersey foi o único território britânico invadido pela Alemanha Nazista na 2a guerra. Ainda existem  bunkers, túneis e outros vestígios da ocupção. A praça principal de St Helier, capital de Jersey, chama-se Liberation Square, pois foi onde começou a liberação da ocupação nazista pelos aliados.

Cultura e patrimônio
Jersey revela-se aos poucos, à medida que passa por casinhas cobertas por glicínias e tradicionais casas de quinta em granito, banhadas pela luz do fim do verão. Siga o percurso do sol de leste para oeste, para descobrir esta essência rural e explore uma cultura única, moldada pelas influências britânicas e francesas, pela ocupação em tempo de guerra e pelas correntes eternas do Atlântico.

Atrações
Explore castelos magníficos, uma fauna fascinante, parques de aventuras e museus de experiência directa que realmente dão vida à história. E, em certos dias de verão, pode conseguir avistar alguns dos mais bonitos jardins privados da ilha. E há que não esquecer a capital, St Helier, com as suas lojas elegantes e sofisticadas e animados mercados vitorianos.

Música e vida noturna
É um local pitoresco, mas ainda assim Jersey tem uma boa selecção de bares e clubes e também uma série de excelentes pubs à beira-mar. E marca posição no plano da música – a ilha acolhe 4 célebres festivais todos os anos. Tem também um grande cinema, 2 festivais anuais de cinema e várias salas de teatro e outros espectáculos.

Nenhum comentário: