terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Fotos de Vitória - ES. Linda demais







Vitória é a capital do estado do Espírito Santo, Brasil . Ele está localizado em uma pequena ilha dentro de uma baía. Foi fundada em 1551. A cidade propriamente dita (área de 93 km quadrados) tem uma população de 313.300 (2005), enquanto a Grande Vitória área metropolitana tem uma população de mais de 1.612.885 (2005), o maior 14 no Brasil. Em 1998, a Organização das Nações Unidas avaliaram Vitória como a quarta melhor das capitais no Brasil para se viver, classificação em saúde , educação e projetos de melhoria social.


Vitória é a número um entre 21 capitais brasileiras quando o assunto é a qualidade de vida. É o que aponta uma pesquisa realizada pela Associação ProTeste, que ouviu pessoas em todo o Brasil. Segundo o levantamento, a capital capixaba lidera três dos seis quesitos considerados pela população como os mais importantes para a qualidade de vida: Habitação, Saúde e Segurança.

Em outros dois – Educação e Mobilidade –, a Capital ocupa o segundo lugar, ficando atrás apenas de Curitiba. No quesito Emprego, Vitória aparece na quinta posição, mas ainda no grupo das que tiveram avaliação considerada boa.

Qualidade de vida
O aposentado Darly Casteluber gosta de caminhar por Vitória,  especialmente na Beira-Mar. Ele já morou em Brasília e Porto Alegre e considera  que a  capital capixaba oferece mais  qualidade de vida.

“Gosto de morar aqui. Vitória é uma cidade ainda tranquila, com um jeito provinciano”
Darly Casteluber, aposentado, natural de Santa Teresa (ES)

 
Ranking da associação proteste

As três primeiras 
1º) Vitória
2º) Curitiba
3º) Recife

As três últimas 
19º) Maceió
20º) Salvador
21º) Natal

Segurança 
1º) Vitória
2º) Campo Grande
3º) João Pessoa
19º) Belém
20º) Salvador
21º) Maceió
Emprego1º) Curitiba
2º) Cuiabá
3º) Manaus
19º) São Luís
20º) Salvador
21º) João Pessoa
Habitação1º) Vitória
2º) Aracaju
3º) Goiânia
19º) Maceió
20º) Recife
21º) Salvador
Mobilidade1º) Curitiba
2º) Vitória
3º) Campo Grande
19º) São Luís
20º)  Cuiabá
21º) Salvador
Educação1º) Curitiba
2º) Vitória
3º) Florianópolis
19º) Salvador
20º) São Luís
21º) Maceió
FONTE: ProTeste

Além de ter sido feito no Brasil, o estudo foi realizado em Espanha, Portugal, Bélgica e Itália. E, a partir deste ano, deve ser anual.

As entrevistas foram realizadas por e-mail. "Enviamos convites para pessoas de várias capitais brasileiras. Mas só entraram no estudo os 21 municípios que conseguiram ter uma quantidade de respostas estatisticamente confiável", explicou a coordenadora da pesquisa no país, Melissa Reis.

Ela acrescenta que cada pessoa respondeu sobre a própria cidade, atribuindo notas de 0 a 100 para 11 quesitos, além de definir quais deles são os mais importantes para a qualidade de vida. Os seis critérios mais importantes foram Habitação, Saúde, Educação, Mobilidade, Emprego e Segurança. Também foram avaliados itens como paisagem urbana, meio ambiente, planejamento administrativo, comércio e serviços, além de um índice geral, que ainda será divulgado pelo instituto.

Melissa Reis também ponderou que, apesar de a cidade de Vitória aparecer entre as melhores na avaliação, deve ser feita uma ressalva. "Mesmo melhores, as notas são baixas. Isso significa que ainda há o que melhorar", pontua.

A maior pontuação da Capital nos seis principais critérios é de 72, em Habitação. No quesito Segurança, a pontuação é de 51; e Mobilidade, apesar da segunda posição, tem a menor nota: 50.


análise
É preciso avançar em mobilidade

Os critérios apontados no estudo realizado pela Associação ProTeste são mesmo importantes para a qualidade de vida na cidade. Questões como segurança e mobilidade – nós sabemos – sempre são problemáticas. Esses resultados obtidos em Vitória decorrem da implantação de uma gestão mais planejada na Capital, além de a cidade ser a que possui maior arrecadação, logo, mais dinheiro para investir. É bom mencionar que a cidade é pequena e tem população menor em relação às outras capitais. É preciso avançar em mobilidade, por exemplo, na promoção do uso da bicicleta e na melhoria da qualidade do transporte. É importante também investir em oportunidades culturais para a população, porque Vitória ainda está na periferia da cultura nacional.

Paulo Vargas 
Professor de Arquitetura e Urbanismo 

Nenhum comentário: