terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Blue Lake, Nova Zelândia. As águas mais claros do mundo

Uma pesquisa recente revela que NIWA Blue Lake (Lago Azul), em Nelson Lakes National Park, tem clareza visual extrema, talvez só ultrapassado em todo o mundo por certas águas do oceano, como as do Pacífico SE perto da Ilha de Páscoa. A visibilidade do Lago Azul até supera a do renomado Te Waikoropupu ("Pupu") Springs em Golden Bay..

Especialistas dizem que somente algumas águas no Oceano Pacífico, têm uma maior clareza e pureza que a água encontrada no Blue Lake, Nova Zelândia.

Depois de seis visitas, os cientistas concluíram que a visibilidade horizontal na água no Lago Azul, localizado na Nelson Lakes National Park, varia entre 70 e 80 metros .

Medições feitas em laboratório com a melhor ferramentas disponíveis para aferição da visibilidade teórica da água destilada é de aproximadamente 80 metros. Portanto, a água do Lago Azul está muito perto da perfeita pureza (a partir de um ponto de vista óptico).

Em geral, os mergulhadores classificam a claridade da água como "excepcional" quando exceder 40 metros.

Hidrólogo Rob Merrilees, do Instituto de Água e Pesquisas Atmosféricas é o homem que observou pela primeira vez a claridade da água no Lago Azul, que mais tarde em comparação com a do Waikoropupu Te Springs, cuja clareza óptica atinge 63 metros. Além disso, o especialista caracterizou a água aqui como tendo tons azul-violeta, a cor vista apenas em muito lagos claros naturais.

O Lago Azul é "alimentado" por Lago de Constança, um lago glacial nas proximidades, e sua pureza é devido a uma represa natural de terra, situada entre os dois lagos, que desempenhou o papel de filtro de água.

Fonte: Xinhuanet

Nenhum comentário: