sábado, 4 de setembro de 2010

Top 10 paraísos cinematográficos na Espanha

Dez paraísos cinematográficos na Espanha
3 de setembro de 2010

A edição online da Elle espanhola (uma das melhores revistas da marca, com excelentes reportagens e ótimos textos) fez uma matéria bem legal com as 10 praias espanholas mais famosas do cinema.

Entre as citadas estão Monsul, em Cabo de Gata, que foi um dos cenários de Indiana Jones e a Última Cruzada (1989), terceiro filme da série e que teve a participação maravilhosa de Sean Connery como o pai de Jones (um dos diálogos mais engraçados do filme se dá quando pai e filho percebem que foram seduzidos pela mesma mulher).



Já o diretor Alejandro Amenábar escolheu as areias e pedras da charmosa praia de Furnas para rodar o filme Mar Adentro (2004), estrelado por Javier Bardem em uma de suas melhores atuações. Só uma curiosidade: a praia é um dos destinos dos adeptos do nudismo.


Óbvio que Pedro Almodóvar também não esqueceria do litoral paradisíaco da sua tão amada Espanha. Em seu último filme, Abraços Partidos (2009), estrelado por sua musa Penélope Cruz, o recanto escolhido foi a praia de Famara, na região das Ilhas Canárias.



Além de contracenar com Pierce Brosnan, ser a primeira negra a ser uma bond girl e levar alguns milhões de dólares por isso, Halle Berry teve o prazer de refazer a famosa seqüência do banho de mar no filme 007 – Um Novo Dia para Morrer (2002), na praia de La Caleta, localizada no centro histórico da cidade de Cádiz. (Na verdade, o banho de mar de Halle foi uma homenagem ao filme 007 Contra o Satânico Dr. No, que tem a mesma cena com Ursulla Andress) .



Lucia e o Sexo (2001) é um dos filmes mais sensuais dos últimos anos. Além da direção de Julio Medem e da atuação de grandes atores como Paz Vega e e Javiér Câmara, o cenário também contribuiu para o clima totalmente sexual da trama. E o local escolhido é umas das praias mais famosas do país, Ses Illetes, na cidade de Formentera.





O clássico Lawrence da Arábia (1962), de David Lean, com Peter O’toole, também aproveitou o litoral espanhol para algumas de suas cenas, na praia de El Algarrobico, na região de Andaluzia (à esquerda). E já que estamos nos clássicos que tanto amo, S’Agaró, região da Cataluña, foi o cenário escolhido para o filme De Repente, No Último Verão (1959), que reuniu Elizabeth Taylor , Katherine Hepburn e Montgomery Clift (à direita).




E já chegando ao final da lista , a praia de Andrín, na região de Asturias, foi uma das localidades onde foi rodado O Orfanato (2008) (à esquerda). Já a aventura pouco divulgada aqui no Brasil e um dos filmes mais caros do cinema espanhol, Alatriste (2006) , com Viggo Mortensen, teve algumas de suas cenas feitas em Tarifa, também na região Andaluzia e de onde é possível se ver o norte de Marrocos (onde se passa o clássico Casablanca, que obviamente não consta nesta lista… hihihihi) (à direita).



Por fim, mas não menos importante, está a praia de Peñíscola, na região de Valência, onde no ano de 1961, Charlton Heston e Sophia Loren filmaram a saga do herói espanhol El Cid.

Fonte: wp.clicrbs.com.br/matine

Nenhum comentário: