quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Fogo avança na reserva do Caparaó e se aproxima do Pico da Bandeira

A Brigada de Combate à Incêndios conseguiu impedir que as chamas avançassem, mas o fogo continua em parte do Parque Nacional do Caparaó, localizado na região de Iúna. Os trabalhos já duram 72 horas. O fogo está há 10km do Pico da Bandeira.

O fogo já atingiu as nascentes de dois rios e destruiu o equivalente a oito campos de futebol de uma das principais reservas de Mata Atlântica da Região Sudeste. No auge dos trabalhos, foram necessários mais de 60 brigadistas para conter as chamas.

Local de difícil acesso

Os primeiros brigadistas tiveram que caminhar por cerca de 4 horas até chegare à linha de combate ao fogo. Um helicóptero enviado pelo Governo Federal chegou na segunda-feira (12) para o transporte de pessoas, comida, água e equipamentos.

Há 16 anos não eram registradas queimadas graves na reserva. O fogo começou na noite de sábado (10). Há suspeitas de que tenha sido criminoso. A chefe do Parque Nacional do Caparaó, Thaís Farias Rodrigues, disse que vai levar o caso à polícia para que seja aberto um inquérito que apure as causas do incêndio.

A previsão é de que o fogo seja controlado até a quarta-feira (15).


PARQUE NACIONAL. SERRA DO Caparaó

Aqui, ecoturistas e amantes do trekking e montanhismo, talvez tenham melhor chance de exercitar suas habilidades de escalada no Pico da Bandeira, a terceira montanha mais alta do Brasil com 2.897 metros acima do nível do mar.

Espere um minuto, não desanime querido viajante, para escalar o Pico da Bandeira não é uma tarefa muito difícil. O segredo consiste em ir lenta e constante, e fazer uma pausa a cada 30 minutos. Desta forma a caminhada se transforma em uma ocasião muito agradável para ver o cenário e cada detalhe sobre o horizonte, com todas as nuances de luz e cor tornando a aventura mais agradável.

O Pico da Bandeira levanta no território da Serra do Caparaó Parque Nacional, uma reserva natural localizada entre os estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, na Serra de Mantiqueira, tem uma extensão de 31.000 hectares. Demora cerca de quatro horas para chegar ao cume.

Criado em maio de 1961, o Parque Nacional do Caparaó apresenta uma geografia muito diferente e os motivos mais desigual em todo o território do Brasil. A apenas 250 quilômetros do litoral, a saias rochosos do Pico da Bandeira subir até cerca de 3000 metros de altitude.

O terreno acidentado tem uma extensa rede fluvial com várias fontes, formando regos, córregos, lagos e piscinas naturais com águas cristalinas. Os principais rios são o José Pedro, o Caparo e São Domingo. É um dos mais procurados destinos para os defensores do turismo de aventura, caminhadas e outras actividades relacionadas com o alpinismo.

O parque contém outros dois picos bastante elevados também. O Crystal Peak em 2.798 metros acima do nível do mar, o Pico do Calçado e em 2.766 metros acima do nível do mar.

Nenhum comentário: