segunda-feira, 4 de abril de 2011

Patagônia: em Punta Arenas, um hotel onde relaxar é obrigatório

Patagônia: em Punta Arenas, um hotel onde relaxar é obrigatório  

PUNTA ARENAS - Depois de uma viagem de 13 horas de duração, com duas conexões, finalmente eu estava na porta do hotel. Eram 4h da madrugada. Horário que, no extremo sul da Patagônia chilena, significa frio e vento. O simpático recepcionista me indicou o quarto e, gentilmente, pediu silêncio para não acordar os outros hóspedes. Mas lá fui arrastando minha mala corredor afora, fazendo o maior estardalhaço possível. O quarto, num estilo minimalista escandinavo, parecia correto para alguém cansado e irritadiço como eu estava. Não sabia que minha raiva ia atingir picos mais altos, antes de descer a um nível totalmente zen. Uma metamorfose só possível no Ilaia Nature e Yoga Hotel, em Punta Arenas.



Pensei: tomo um banho, vejo dez minutos de TV e estou pronto para acordar ao meio-dia. Comecei a procurar o controle remoto e logo percebi que não só não havia controle remoto como simplesmente não havia televisão. Desci imediatamente para o lobby, e descobri que o hotel, na realidade, não tinha aparelhos de TV em lugar algum. E nem rádio. Somente internet wi-fi na recepção.

Cogitei a possibilidade de ficar por lá vendo vídeos do YouTube no celular, mas até para os meus padrões isso seria mais bizarro do que uma madrugada sem televisão. Voltei para o quarto. Só me restava abrir o frigobar em busca de uma garrafa de água mineral. Nada. Volto para a recepção. O sempre gentil funcionário me avisa que, no hotel, só se bebe água da torneira, que ele garante ser potável.

Algum bar aberto onde seja possível comprar água mineral? Sim, a dez quarteirões, com o frio por conta da casa. Explico que vou morrer de sede, que isso vai causar a maior confusão, que vão ter de repatriar o corpo. O rapaz oferece um chá. De camomila. Volto para o quarto listando em voz alta todos os xingamentos possíveis em espanhol, acordando os outros hóspedes pela segunda vez. Às 5h, sou finalmente vencido pelo sono.

Meu plano de dormir até o meio-dia se desfaz às 6h30m. As cortinas do quarto são brancas, sem nada por trás delas, a não ser o vidro das janelas. Acorda-se com o primeiro raio do sol nascendo. Neste momento, o sono intenso potencializou o ódio profundo. E é com esse nada nobre sentimento que vou tomar o café da manhã. Foi quando cheguei ao ápice da minha irritação - e também quando comecei a aprender a amar o Ilaia Nature e Yoga Hotel.

Hóspedes podem fazer risoterapia

No café da manhã do Ilaia Nature e Yoga Hotel, peço o mais básico que me ocorre: café, pão e manteiga. Mas não há nada disso. Há chá, frutas, iogurte natural, granola e chipote, uma panqueca integral de milho. Mas e o café? Não tem. Neste momento, quando levanto e pego a cadeira pensando em arremessá-la em direção à cozinha, surge uma senhora, que calmamente senta na mesa e pergunta:

- Você não faz ideia do que é este hotel, não é?

Nenhuma. Fui parar ali por acaso. Ela calmamente me explica primeiro o que é chipote. Nada mau, por sinal. Sou obrigado a reconhecer que as frutas estão ótimas. O iogurte e a granola, ambos feitos no hotel, também (tudo é feito em suas dependências - até o sabonete). O instinto assassino arrefece por instantes. Ela percebe a deixa e começa a contar a história do lugar.

O Ilaia foi inaugurado há dois anos. Aparentemente, é mais um hotel butique, e com uma diária atraente, por volta de US$ 100. Só que o que orienta a equipe (não há hierarquia entre os funcionários) é o princípio de que você recebe o que dá. E eles, com uma sinceridade comovente, acreditam que, se forem gentis e afetuosos com os hóspedes, estes vão ter uma excelente estada, e recomendar o Ilaia para outros viajantes. Pode parecer algo um tanto pueril e ingênuo. Mas funciona. O Ilaia é o hotel número 1 de Punta Arenas no site Tripadvisor, que faz um ranking da qualidade das hospedagens ao redor do mundo baseado nas opiniões dos hóspedes.

Às 9h, depois de muito chá, granola e chipote, meu mau humor tinha passado. E eu continuava ouvindo as histórias. A dona do hotel, Pamela Cvitanic, professora de ioga, construiu o Ilaia a partir de um projeto do marido arquiteto, Marco. Desde o início, a ideia era ter "paz & amor" como mantra. As aulas de hataioga para os hóspedes acontecem em uma sala anexa. Uma vez por mês, os funcionários fazem uma terapia coletiva. Risoterapia, para ser preciso. Os hóspedes, evidentemente, também são convidados a participar.

De volta à recepção, reparo que hóspedes que entram e saem, famílias, casais, são sempre recebidos com abraços e alegria. Começo a me arrepender do meu show na madrugada. A preocupação com o bem-estar dos visitantes leva a situações sui generis: um hóspede, certa vez, estava estressadíssimo com um voo perdido. Vendo o sofrimento dele, não ocorreu melhor ideia aos funcionários do Ilaia do que todos se caracterizarem como palhaço, de nariz de bolota vermelha e tudo mais, para fazer o hóspede sorrir e voltar ao bom humor. Garantem que funcionou.

No fim de janeiro deste ano, houve uma greve geral em Punta Arenas: tudo parou, em protesto pelo aumento do gás (calefação, por motivos óbvios, é algo fundamental na região). Foi um caos na cidade, com turistas isolados no aeroporto, voos perdidos. Nada funcionava. Para o Ilaia, nenhum problema. A equipe levava os hospedes até o aeroporto a pé, conversando. Dizem que ninguém reclamou.

Neste momento, algumas coisas começavam a se encaixar. Fica evidente que, com a filosofia que rege o Ilaia, aparelhos de TV não fazem nenhum sentido. E, num hotel onde tudo é reciclado, água engarrafada vinda de lugares distantes é um tanto quanto ofensivo. Até com a cortina branca sem blackout fiquei tolerante. Quem vai a Punta Arenas normalmente está atrás de trekkings e turismo de aventura, já que a cidade é o ponto de partida para o Parque Nacional de Torres del Paine. Para esse turista, as cortinas funcionam como um despertador natural.

Enfim, tudo é normal para alguém bem-humorado. Saio do Ilaia com a certeza de ter descoberto uma categoria inédita de hotéis no mundo: o hotel calmante.

Serviço

Ilaia Nature e Yoga Hotel: Diárias a partir de US$ 90. Ignacio Carrera Pinto 351, Punta Arenas. Tel. (56 61) 723-100. www.ilaiapatagonia.com


Leonardo Aversa

O Globo 

Nenhum comentário: