sábado, 11 de fevereiro de 2012

Marechal Deodoro tem belas praias e águas com temperatura de até 30ºC

Marechal Deodoro tem belas praias e águas com temperatura de até 30ºC
Próxima à capital alagoana, a cidade é parte do Patrimônio Histórico Nacional. As belezas naturais e os esportes radicais atraem os turistas.


Como Marechal Deodoro fica perto de Maceió, é possível ir e voltar no mesmo dia, mas muitos turistas ficam na cidade para aproveitar o preço da hospedagem, muito menor do que na capital.
A cidade, que ganhou o nome do primeiro presidente do Brasil, tem pouco mais de 40 mil habitantes e foi considerada, em 2006, parte do Patrimônio Histórico Nacional.

A Praia do Francês é o roteiro mais famoso de Marechal Deodoro. No século XVII, era usada por franceses como porto para contrabando de pau-brasil. Hoje, a praia é muito procurada pelos adeptos dos esportes aquáticos. Por causa da altura que as ondas podem chegar, o local é considerado um dos dez melhores lugares do Brasil para a prática do surf. Com sorte, o turista consegue pegar ondas de até quatro metros.


O passeio de catamarã, embarcação com capacidade para 60 pessoas, também é disputado e custa R$ 20. "Tem até fila de espera, porque a maré oscila 45 minutos, conforme o ciclo da lua, dia após dia, e só é possível fazer o passeio com a maré extremamente baixa", explica o guia turístico Mozart Lopes.

À bordo, as barreiras de corais fascinam os turistas. Quando os motores são desligados, um mergulhador segue à procura de exemplares da fauna marinha, como diferentes espécies de ouriços. Os turistas permanecem no barco para evitar o contato e preservar os corais. Nas piscinas naturais, os turistas podem descer da embarcação e mergulhar no mar, com águas com 28ºC.
Na praia, as opções de comida estão nas barracas. Uma das mais pedidas é o espeto de lagosta, mas há opção também para quem gosta de camarão e peixe. Há também a opção de comer bem na beira da lagoa Manguaba, pólo gastronômico da Massagueira, povoado de Marechal Deodoro. [Fernando Moreira, no JH]



Praia do Francês
Localizada ao litoral sul de Alagoas, a Praia do Francês é uma das mais conhecidas e visitadas do litoral.

A praia é marcada por uma área de mata nativa de restinga e coqueirais e uma enseada de recifes onde é possível mergulhar, passear de barco e saborear frutos do mar nas diversas barracas de praia.

Nos finais de semana é bastante frequentada mas no lado dos coqueirais o ambiente é mais tranquilo e é possível aproveitar bem a praia.

Surf : Um das melhores do Brasil para a prática do Surf, entre os meses de maio e agosto quando as ondulações são mais constantes, quebram ondas de até 8 pés. Nos dias de terral os tubos são garantidos! A constância da praia é impressionante, podendo quebrar boas ondas praticamente todo o ano.

Prancha ideal: 5’11″ para os dias menores até uma 6’6″ para as maiores.

Melhor época: Maio a Agosto (outros meses também quebram ondas)

Existem surf shops, instrutores e aluguel de pranchas na praia.


Mergulho: Mergulho: entre janeiro e abril, as águas ficam cristalinas e o mergulho é excelente. Existe escola de mergulho na praia com instrutores


Kite Surfing : No período que entra o vento nordeste (final de outubro a dezembro) a praia oferece boas condições para o kite.


Como chegar : Distâncias: 25km até o centro de Maceió, de onde partem linhas de ônibus direto para a praia: Empresa Real Alagoas, linha Marechal Deodoro
Táxis cobram em média 40 reais a partir da rodoviária e 70/90 reais a partir do aeroporto.



Praia do Saco

Conhecida como “Saco da Pedra” pela formação rochosa que, na maré baixa, dá origem a belas piscinas naturais, a praia do Saco está localizada no litoral sul do Estado. Pertencendo à Ilha de Santa Rita, contém a Reserva Ecológica de mesmo nome que serve de pouso de aves migratórias. Criada em 1985, a área de proteção ambiental abrange uma faixa de 150 hectares.

O povoado de Massagueira, distante 15 quilômetros de Maceió, é um dos lugares mais famosos quando se refere à culinária típica de Alagoas. Situado à margem da Lagoa Manguaba, o lugar pode ser comparado a um oásis gastronômico. É nesta parte do município de Marechal Deodoro onde se encontra uma variedade imensa de frutos do mar e da lagoa, além de deliciosos doces e bolos feitos artesanalmente.


O território hoje ocupado por Massagueira foi,em 1611 doado a João Esteves, em troca da construção da Igreja de Nossa Senhorada Conceição. O topônimo Massagueira deriva de um engenho de açúcar, do mesmonome.


Hoje, a pequena vila é habitada, sobretudo,por pescadores que tiram, diariamente, o sustendo das águas da Lagoa Manguaba.São caranguejos, siris, massunins, camarões, sururus e peixes que vendidos aosrestaurantes estabelecidos na localidade, transformam-se nos mais apetitosospratos.


E, para além das iguarias servidas nos restaurantes, são facilmente encontrados em Massagueira saborosos doces e bolos feitos à base de frutas regionais. Exemplos de encher a boca d’água são as cocadas, os suspiros, os bolos de mandioca e broas de coco. Estas guloseimas estão expostas na estrada de acesso ao povoado e fazem companhia a outras barracas que vendem frutas frescas, de encher os olhos e alimentar o desejo desaboreá-los.


Massagueira é, sem dúvida, um verdadeiro paraíso às margens da lagoa Manguaba. Um lugar onde a tradição da cozinha alagoana encontra-se com a beleza natural da região. Um povoado tranqüilo, onde o meio ambiente é preservado. O visitante pode ainda desfrutar de bons momentos na Praia do Saco, uma reserva ecológica que forma uma piscina natural, própria para o banho e para o mergulho.


Para chegar a Massagueira, deve-se pegar a Rodovia AL – 101 Sul, atravessando a Ilha de Santa Rita. Há ônibus diariamentesaindo da Praça da Faculdade, no Prado. Ou, para os que preferem os transportesalternativos, as lotações saem constantemente da Avenida Duque de Caxias, noCentro.


A coloração verde-esmeralda das águas da praia do Saco é o maior atrativo desseparaíso. Com aspecto selvagem proporcionado pelo seu estado de preservação, éum dos locais mais procurados para a prática do Surf.


Marechal Deodoro é um município brasileiro do estado de Alagoas. Sua população estimada em  45 994 hab. IBGE/2010. O município faz parte da Região Metropolitana de Maceió.

Foi fundada em 1611 com o nome de povoado de Vila Madalena de Sumaúna. Servia para proteger o pau-brasil do contrabando e da ação de piratas e outros ladrões. O município foi criado em 1636, sendo a vila designada por Santa Maria Madalena da Lagoa do Sul. Em 1817 passou a capital da capitania de Alagoas, criada nesse ano, sendo o nome da vila alterado para Alagoas. Em 1823 foi elevada a cidade. A capital da província de Alagoas passou para Maceió em 1839. O nome da cidade foi alterado para o actual no ano de 1939, em homenagem ao Marechal Deodoro da Fonseca, alagoano que foi o primeiro presidente da república do Brasil.

Em 16 de setembro de 2006, dia da emancipação política de Alagoas, foi considerada pelo Ministério da Cultura como Patrimônio Histórico Nacional, em virtude do seu passado e de ter sido berço do Marechal Deodoro da Fonseca, proclamador da República Brasileira.

Nenhum comentário: