domingo, 8 de julho de 2012

Florianópolis. Ilha da Magia, a capital de Santa Catarina é linda



Florianópolis é a capital e segunda maior cidade do estado de Santa Catarina na região Sul do Brasil. É composta por uma ilha principal, a Ilha de Santa Catarina, uma parte continental e as ilhas vizinhas de pequeno porte. Tem uma população de 427.298 de acordo com estimativa de 2009 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a segunda cidade mais populosa do estado (a primeira é Joinville), e 47 no Brasil . A área metropolitana tem uma população estimada de 1.096.476, o maior 21 no país . A cidade é conhecida por ter uma qualidade muito elevado de vida, sendo a capital brasileira com o maior IDH (0,905), segundo a ONU .



A economia de Florianópolis é fortemente baseado em tecnologia da informação, turismo e serviços. A cidade tem 42 praias e é um centro de atividade de surf. Florianópolis ganhou reportagem especial na edição de 11 de janeiro de 2008 do jornal americano The New York Times. Pela equipe do caderno de viagem da publicação, foi eleita o principal destino de festa do ano. A Capital catarinense ainda apareceu como o 24º local para se visitar na matéria intitulada "Os 44 lugares para ir em 2009". Newsweek colocou Florianópolis no "Dez cidades mais dinâmicas do mundo" numa lista publicada em 2006. A revista Veja , destacou a cidade como "o melhor lugar para se viver no Brasil." Como resultado desta publicidade, Florianópolis está crescendo como uma segunda casa de destino para muitos paulistas, argentinos, norte-americanos e europeus .

A maioria da população vive em regiões centrais e do norte da ilha. A metade sul é menos habitada. Muitos pequenos pescadores comerciantes povoam a ilha. As pesca de barcos, as rendeiras, o folclore, a culinária e a arquitetura colonial contribuem para o crescimento do turismo e atraem recursos que compensam a falta de qualquer grande indústria. Aldeias imersas na tradição e história, como Santo Antônio de Lisboa e Ribeirão da Ilha, ainda resistem aos avanços da modernidade. O Aeroporto Internacional Hercílio Luz servem a cidade. Florianópolis abriga a Universidade Federal de Santa Catarina (Universidade Federal de Santa Catarina).

Etimologia.
O nome Florianópolis foi concebido para ser uma homenagem ao Marechal Floriano Peixoto, o segundo presidente (1891-1894) da República dos Estados Unidos do Brasil e do grego (polis, que significa "cidade"). Até 1893, a cidade chamava-se Nossa Senhora do Desterro ou simplesmente "Desterro".

Clima. Florianópolis vive um ambiente aconchegante clima subtropical úmido , caindo pouco menos de um verdadeiro clima tropical . As estações do ano são distintas, com um verão bem definida e inverno, característica tempo de outono e primavera. Geada é pouco frequente, mas ocorre ocasionalmente no inverno. Devido à proximidade do mar, a relação de umidade da atmosfera é de 80% em média.
As máximos temperaturas do mês mais quente varia de 25 ° C (77 ° F) a 40 ° C (104 ° F) e as temperaturas mínimas são de 6 ° C (43 ° F) a 11 ° C (52 ° F). A temperatura mais baixa já registrada foi -2 ° C (28 ° F), em 1975.

Precipitação. Existe significativa precipitação que é bem distribuída por todo o ano. A precipitação anual normal para o período de 1911 a 1984 foi de 1.521 milímetros (59,9 in). Não há estação seca, e no verão geralmente é a época mais chuvosa. Aumento de chuva ocorre de janeiro a março, com uma média de 160 milímetros (6,3 in) por mês, e de abril a dezembro há precipitação um pouco menos, com uma média de 100 milímetros (3,9 in) por mês. Os meses mais secos são de junho a agosto.
Vegetação. Florianópolis tem um tipo de vegetação nativa da Mata Atlântica. Esta vegetação tem uma mistura extremamente diversa e única de vegetação e os tipos de floresta. A principal ecorregião é a Mata Atlântica costeira, a estreita faixa de cerca de 50-100 km ao longo da costa que abrange cerca de 20 por cento da região. Esta floresta se estende até 310-372 km para o interior e seu alcance é tão alta que chega a 2.000 metros acima do nível do mar. Altitude determina, pelo menos, três tipos de vegetação da Mata Atlântica: a floresta de várzea da planície costeira, florestas montanhosas, e dos campos de altitude ou "campo rupestre".




Links: 

Especial Ufsc

Informações importantes para quem vem a Florianópolis conhecer a Universidade Federal - Opções de hospedagem, alimentação e lazer e dicas de como chegar. 
Prefeitura Municipal de Florianópolis

Site oficial, onde você tem acesso à listagem de obras de prefeitura, bem como ao relatório de atividades. A partir dele você também poderá mandar por e-mail críticas e sugestões.
Câmara Municipal de Florianópolis

Site oficial, onde você irá encontrar dados históricos, leis aprovadas e em tramitação, fotos históricas e atuais, atas, ordem do dia, dados sobre os vereadores, etc. 

Litoral de Santa Catarina
Florianópolis à noite.

Nenhum comentário: