terça-feira, 9 de outubro de 2012

Domingos Martins. Pedra Azul pode se tornar Patrimônio Natural da Humanidade


Foi dada a largada para que Pedra Azul, localizada em Domingos Martins, possa se tornar Patrimônio Natural da Humanidade certificado pela Organização das Nações Unidas para a Cultura, Ciência e Educação (Unesco). Mas o processo não é rápido e depende do envolvimento de várias esferas de governo. Nesta terça-feira (09), uma reunião com empresários, autoridades do Espírito Santo e do País debateu a elaboração de um documento técnico que, assim que estiver pronto, será entregue à Unesco, solicitando o tombamento da localidade. Não há prazo para a finalização do processo.
Pedra Azul, a 40 Km da sede, avistada no Km 88 da BR-262 é uma formação rochosa granítica. A sua cor se deve aos líquens que cobrem a pedra e que conforme a insidência da luz do sol, ela fica azul ou meio esverdeada. Possui cerca de 1.822 metros de altitude e está localizada no distrito de Aracê.

O secretário executivo do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA), João Lucílio Albuquerque, e a coordenadora do Colegiado Mar da RBMA, Heloisa Dias, participaram da reunião, realizada em Vitória, na tarde desta terça-feira (09), para contar as experiências nesse tipo de processo e quais ações devem ser desenvolvidas para que a Unesco conceda o título a um dos pontos turísticos mais conhecidos do Espírito Santo.

Visita ao local

A Pedra Azul se encaixa nas normas e critérios da Unesco para se tornar Patrimônio Natural da Humanidade por sua formação geológica e por ter a forma de um lagarto, considerado algo único no planeta. Nesta quarta-feira, João Albuquerque e Heloisa Dias farão uma visita técnica ao Parque Estadual de Pedra Azul, junto com técnicos da Secretaria de Turismo do Espírito Santo e do Instituto Estadual do Meio Ambiente.

De acordo com o secretário estadual de Turismo (Setur), Alexandre Passos, o documento não tem previsão para ficar pronto, tendo em vista que é um trabalho complexo. “Pela orientação que tivemos, o documento precisa ter um detalhamento técnico da região, da natureza e da arquitetura local, também é preciso identificar a parte cultural.

Importância do título

Em julho deste ano, a cidade do Rio de Janeiro recebeu o título da Unesco de Patrimônio Mundial como Paisagem Cultural Urbana. O processo que deu o título à cidade foi apresentado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Na época, a arquiteta e superintendente Iphan, a capixaba Cristina Lodi, explicou que a região de Pedra Azul tem possibilidade de também receber o título.

Uma das vantagens da certificação mundial vem junto com os turistas. “Os Patrimônios Mundiais passam a ser mais visitados por turistas que buscam os destinos culturais do mundo. Com a divulgação maior, há uma série de benefícios para as economias locais”, conta.

O documento sobre Pedra Azul será elaborado pelas secretarias de Estado do Turismo (Setur), do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), de Economia e Planejamento (SEP) e da Superintendência Estadual de Comunicação Social (Secom). Antes de ser concluído, um documento preliminar será encaminhado para o Instituto Internacional de Pesquisa e Responsabilidade Socioambiental Chico Mendes, para que eles incluam a Pedra Azul em uma lista que posteriormente será encaminhada para a Unesco.

PATRÍCIA SCALZER
Fonte: Rádio CBN Vitória (93,5 FM)

Nenhum comentário: