quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Bolívia. Salar de Uyuni é a maior planície salgada do mundo

O Salar de Uyuni é o mais extenso do mundo: um enorme e lindo lago de sal a 3660 m de altitude. A imensidão salgada só é interrompida por algumas poças d'água e pequenas ilhas. A mais conhecida é a do Pescado. Pelo salar é possível ver alguns montes de sal que formam pirâmides. Lá também existe um hotel construído totalmente em sal, incluindo-se os móveis! .....

A travessia por essa região localizada a (distantes) 600 km de La Paz é um dos roteiros turísticos mais bem sucedidos de toda a Bolívia e atrai, durante todo o ano, visitantes estrangeiros em busca de experiências exclusivas em terras sul-americanas. Seja durante o inverno, quando aquela imensidão branca ameaça cegar os olhos dos desavisados, ou nos meses de verão, quando degelo e chuvas formam uma lâmina que reflete um céu sem fim, o Salar do Uyuni é sempre garantia de boas imagens.

A melhor forma para conhecer esse deserto de sal de 12 mil km², resultado da evaporação de antigo lagos a 3600 metros de altitude é contratar os diversos tours comercializados na pequena Uyuni, cidade que serve como base e ponto de partida para quem vai cruzar a imensidão branca  em uma viagem de 4 dias de duração que termina na fronteira com o Chile, bem na boca do Deserto do Atacama. O roteiro costuma ter início a 1 km do centro do povoado, onde está o Cemitério de Trens que guarda sucatas de vagões abandonadas por empresas europeias que tentaram explorar a região. O cenário rende boas imagens. Dali para frente, o asfalto será uma imensa placa branca de sal e o céu como horizonte. Em Colchani, o sal é protagonista e está presente nos trabalhos artesanais feitos por locais e nas peças de um pequeno museu. A próxima parada, uma das mais aguardadas de todo o roteiro, é na Isla Incahuasi, cujos destaques são os cactos gigantes que chegam a ter mais de 10 metros de altura.


Cada agência costuma desenhar um roteiro diferente para cruzar mais de 800 km até a fronteira com o Chile, mas todas incluem atrações de tirar o fôlego como interiores de cavernas que guardam resquícios de quando a região era um grande mar; gêiseres e piscinais termais a quase 5 mil metros de altitude; e uma visita à Reserva Nacional de Fauna Andina Eduardo Avaroa onde lagoas de impressionantes tons cromáticos fazem jus a nomes como Laguna Verde e Laguna Colorada.

Os tours incluem transporte durante todo o trajeto, alimentação (se você for vegetariano, algo bastante comum entre estrangeiros que visitam a região, avise a agência com antecedência) e hospedagem em pequenos estabelecimentos locais. As agências costumam assumir alguns trâmites para quem vai passar para o lado de lá da fronteira, como compra de passagens de ônibus e até hospedagem. Se você pretende seguir para San Pedro do Atacama no final do quarto dia, avise com antecedência o guia. Se for possível, organize sua viagem para ter início em território boliviano, cujos tours são mais em conta do que na super hiperflacionada San Pedro.
O Salar do Uyuni é o único ponto natural brilhante que pode ser visto do espaço

Diferente do que se imagina, a região não foi um oceano, mas o que sobrou das águas do Minchin, um gigantesco lago pré-histórico que teve suas águas salgadas evaporadas há milhares de anos. A força da natureza por ali é tão grande que o Salar tem crescido com as chuvas que vêm expandindo as suas margens, em um constante processo de evaporação que mantém vivo esse cenário branco.

Vista aérea do Salar de Uyuni sobre o lago de sal, Bolívia, América do Sul
Cresce o Salar, cresce o número de visitantes sobre suas placas brancas que vão de dois centímetros a cinco metros de profundidade de puro sal. San Juan, uma província próxima à atração, viu seus registros pularem de dois ínfimos visitantes em 1975 para 60 mil no último ano por conta do fôlego que essa formação deu para a região.

A população local logo se deu conta do interesse mundial pelo Salar e viu ali uma oportunidade de diversificar seus poucos ganhos provenientes da pecuária e agricultura. Povoados como Colchani, com 1.400 habitantes, tem 70% da sua população vivendo da extração e comercialização de sal. Parece até miragem.

O Salar do Uyuni parece mesmo ilusão de ótica para os que chegam pela primeira vez. Os visitantes que desembarcam na Ilha Incahuasi, uma das paradas já em território branco, não se cansam de ensaiar fotos com efeitos óticos de diferentes perspectivas. E a brincadeira vai ganhando outros tons de acordo com a época do ano.

De dezembro a março, as chuvas formam uma capa fina de água sobre o Salar que reflete tudo o que se encontra acima do gigante branco. Já o inverno garante uma área seca sem riscos de alagamentos, embora o frio à noite seja implacável com seus 20 graus negativos.

Nenhum comentário: