quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Cachoeira Salto Ángel, na Venezuela, é a mais alta do mundo. veja

Cachoeira Salto Ángel, na Venezuela
(Foto: Paulo Capiotti/Creative Commons)
Cachoeira mais alta do mundo tem 979 metros de queda ininterrupta
Salto Ángel fica na Venezuela; sua água já chega vaporizada ao solo.
Altura é 12 vezes superior à das Cataratas do Iguaçu, que atingem 80 m.


A catarata Salto Ángel, localizada no Parque Nacional Canaima, na Venezuela, é a cachoeira mais alta do mundo, reconhecida pelo "Guiness World Records" .

Com 979 metros, o Salto Ángel é mais de 12 vezes mais alto que as Cataratas do Iguaçu, cujas quedas d’água chegam a, no máximo, 80 metros de altura.

Sua queda é tão alta que, apesar do grande volume de água que sai de seu topo, ela é vaporizada antes de chegar ao solo e atinge a base da montanha como uma névoa fina.

O nome da cachoeira foi dado em homenagem a Jimmy Angel, um piloto americano que foi o primeiro a sobrevoar o local, em 1933.

Insatisfeito com a origem estrangeira da denominação, o presidente Hugo Chávez decidiu renomeá-la, em 2009, e agora a catarata também recebe o nome indígena de Kerepakupai Merú.

O Parque Nacional Canaima está situado no sudoeste da Venezuela e tem várias outras cachoeiras, além de rios, lagos, montanhas e florestas.

A cachoeira tem quase 1.000 metros de altura (Foto: Neil Hinchley/Creative Commons)


 
Em 1937, o explorador americano James Angel se aventurou com seu monoplano pelos céus da Amazônia venezuelana. Ele queria pousar sobre uma queda d'água gigantesca, ao sul do rio Orinoco, que já era conhecida pelos europeus. Não deu certo. O avião atolou e ficou até a década de 70 naquele altiplano. De Angel, a cachoeira ganhou a atenção mundial, mas não só: foi rebatizada com seu nome.

Salto Angel teve sua altura e seu estatuto de maior cachoeira do mundo confirmados em 1949, por uma expedição da National Geografic Society. A queda de 979 metros ocorre porque um abismo surpreende o rio Churún durante seu passeio por uma das mais altas montanhas da região - a Auyantepuy. Tepui significa "montanha com topo planificado". É uma formação geológica que caracteriza o Parque Nacional de Canaima, na Venezuela. Gigantesca, Auyantepuy tem quase 700 quilômetros quadrados de área e seu topo atinge 3 mil metros de altura.

Para chegar a Salto Angel, deve-se recorrer a um guia. Excursões partem das cidades de Bolívar, Margarita, Canaima e Caracas. A extensa malha fluvial permite alcançar o local navegando em canoas: o principal canal de acesso é o rio Carrao, afluente do rio Orinoco, que origina o rio Churún.

Também é possível chegar à base da cachoeira - onde há uma piscina natural - por trilhas. É preciso passar dias percorrendo-as, o que obriga os visitantes a acamparem na floresta. As empresas turísticas também oferecem a opção de sobrevoar a cachoeira, de avião ou helicóptero, e vê-la de cima. Como fez um dia James Angel.

Nenhum comentário: