sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Marselha. A Capital Europeia da Cultura

Marselha

Com 2.600 anos de história, Marselha oferece uma riqueza patrimonial e gastronômica que a torna ainda mais fascinante. São 22 museus, 17 teatros e festivais de música durante o ano inteiro. E mais: 23 praias, 14 portos e, em média, 300 dias de sol por ano. É uma ótima cidade para servir como ponto base para explorara inúmeras cidades históricas do sul da França.

Os que ainda estão em dúvida quanto às suas qualidades podem ser fisgados pelo estômago. Considerada a capital do Mediterrâneo, a segunda maior cidade da França (a primeira é Paris, que está a 770 quilômetros de distância) possui uma das cozinhas mais saborosas do mundo. Com uma extensa variedade de peixes e rica em produtos frescos como tomates, berinjelas e pimentas, é o paraíso de chefs e amantes da boa comida.


Principais atrações

1- Basílica Notre Dame de La Garde

Localizada em uma colina de 154 metros, a construção, no estilo romano bizantino, foi concluída em 1864. O símbolo maior de Marselha surpreende pela beleza da decoração, com deslumbrantes mosaicos (restaurados em 2007) e um santuário gigantesco dedicado à Virgem Maria, com uma estátua de 9,70 m de altura. De lá, tem-se também a mais bela vista da cidade.

2 - Vieux-Port

Um passeio a pé pelo porto do centro de Marselha garante belezas naturais espetaculares como paisagem e a visita a monumentos ilustres (Forte Saint-Nicolas, Forte Saint-Jean, Palácio do Pharo, Hotel Dieu, etc). Alguns dos melhores restaurantes da França também estão nesse caminho.

3 - Mercado de Peixe

O tradicional mercado do centro de Marselha, no Vieux-Port, que abre todas as manhãs e oferece, por bons preços e sempre frescos, toda a enorme variedade de peixes do Mediterrâneo.

4 - Palácio de La Bourse

Construído em meados do século 19 e decorado com esculturas que lembram as glórias do comércio marselhês, o edifício abriga a mais antiga Câmara de Comércio do mundo, de 1599. Também no local podem ser visitados os museus da Marinha e da Economia.

5 - Estádio Vélodrome

Erguido para sediar alguns jogos da Copa do Mundo de 1938, o estádio projetado pelo arquiteto Ploquin foi reformado em 1998, para receber o segundo Mundial de futebol do país. A sede da equipe Olympique de Marseille.

6 - Estaque

No lado norte de Marselha, o Estaque é um dos bairros mais pitorescos e charmosos da região. Nele, os turistas vão conhecer o local de inspiração de alguns dos grandes nomes da pintura impressionista, como Cézanne, Dufy, Braque, entre outros.

 - Cidade Velha, Le Panier

O bairro de ruas estreitas e sinuosas, na margem norte de Vieux-Port, é onde se encontram os mais antigos monumentos de Marselha. A região, onde se concentra a produção de artesanato local, conta com diversas opções de compras.

8 Museu de Arqueologia Mediterrãnea

Confira a segunda maior coleção egípcia da França e objetos raros que retratam o cotidiano da civilização celta ligúrica, datados de século 3 antes de Cristo. A visita ao local, situado no Centro da Vieille Charité, ajuda a entender a riqueza histórica da região, influenciada pelos diversos povos que habitaram o Mediterrâneo.

9 - Museu Cantini

Em um hotel particular erguido no final do século 17 (19, rue Grignan,
13.006), foi reunida uma das mais belas coleções públicas francesas (pinturas e esculturas) do período fauvista e surrealista, além de obras de artistas do pós-guerra, como Ernst, Matisse e Derain.

10 Le vallon des Auffes 

A antiga aldeia de pescadores tem hoje os restaurantes de peixe mais saborosos de Marselha. Para encontrar o local, o melhor caminho é a pé, pela Corniche, em um passeio agradável e a poucos minutos do centro da cidade.



Marselha
Marselha é a segunda maior cidade de França e a mais antiga cidade francesa. Localizada na antiga província da Provença e na costa do Mediterrâneo, é o maior porto comercial do país. Wikipedia
População: 1.582.000 (2012)
Área: 240,6 km²
Tempo: 6°C, vento NO a 16 km/h, umidade de 70%
Hora local: sábado 02:41
Pontos de interesse: Old Port of Marseille, Notre-Dame de la Garde, Mais

Sites ajudam turistas a explorar programação em Marselha


Marselha, segunda maior cidade da França e a mais antiga do país, pede tempo e programação para ser explorada em uma viagem. Em 2013, será a capital europeia da cultura, com mais de 400 eventos ao longo do ano.

Felizmente, não faltam sites sobre turismo no local. Uma boa pesquisa faz com que o visitante aproveite melhor sua estadia e não perca os destaques da programação na cidade.
Comece pelo site oficial de turismo da cidade (www.marseille-tourisme.com). Bastante completo, tem um calendário de eventos e dicas de hotéis, restaurantes e casas noturnas, incluindo locais voltados para o público gay - a cidade será palco de um festival em julho, com uma grande parada no dia 20.

O site também traz as principais atrações turísticas, com detalhes históricos e informações úteis.
Outro endereço interessante é a página oficial da cidade (www.marseille.fr), que tem uma seção dedicada ao turismo disponível em 14 línguas, inclusive o português. Informações mais detalhadas sobre atrações, porém, estão só em francês.

Para ficar por dentro dos eventos do ano de Marselha como capital cultural europeia, há um site apenas sobre o assunto, Marseille-Provence 2013 (www.mp2013.fr).

Na página, que ainda tem alguns setores em construção, estão a programação oficial e informações práticas. É possível reservar entradas para eventos pagos.

Quem fala apenas português encontra informações no guia sobre Marselha da versão brasileira da Time Out (www.timeout.com.br/viagem/marselha). Sucinto, traz dicas de hotéis, restaurantes, locais para aproveitar a noite e informações úteis

No entanto, há poucas informações sobre as atrações turísticas da cidade, portanto é necessário consultar também um bom guia.

Outra opção em português (de Portugal) é a seção dedicada a Marselha da revista eletrônica "A Próxima Viagem" (www.aproximaviagem.pt/html/n2/19_marselha.html), no número 19. Traz descrições dos principais pontos turísticos (com indicação de localização em mapa) e algumas dicas de hotéis e de restaurantes.

Apenas em francês, a página da administração de transportes de Marselha, RTM(www.rtm.fr), é essencial para quem planeja se deslocar de ônibus, metrô ou bonde pela cidade. Traz mapas de linhas, informações sobre passes e preços e mesmo dados sobre as principais atrações turísticas da cidade.

Outro guia de Marselha interessante on-line é o da Lonely Planet(www.lonelyplanet.com/france/provence/marseille).
Depois, é só viajar.

Nenhum comentário: