sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

5 cidades que estão nas maiores altitudes do mundo

5 cidades mais altas do mundo

Existe muito mais entre o céu e Potosí do que sonha a nossa vã filosofia. Localizada a 4.090 metros do nível do mar, a cidade boliviana é famosa por sua altitude e por dar trabalho para os times brasileiros nas competições esportivas sulamericanas. Mas ela está longe de ser a mais alta do mundo: alguns outros destinos podem deixar você sem fôlego – literalmente.

As cidades que vivem entre as nuvens são bem menos populosas que a cidade boliviana. Isso está ligado ao fato de que os humanos não conseguem viver em áreas localizadas em altitudes superiores a 5.400 metros acima do mar. Lá em cima, o que falta não é espaço, mas sim oxigênio. Alpinistas treinados podem até conseguir se virar bem em altitudes de 6 mil metros, mas quando a altura sobe para 7 mil metros, a coisa muda: o ar rarefeito faz com que subir uma pequena encosta vire uma missão heróica, e o cansaço atinge níveis extremos com muito mais facilidade devido à falta de oxigênio.
Para quem não é fã de esportes radicais mas quer se aventurar nas alturas, contamos um pouco mais sobre as 5 cidades mais altas do mundo:
.
1. La Rinconada (Peru)

Altitude: 5.100 metros

Esta cidade recebeu o título de cidade mais alta do mundo segundo a National Geographic Magazine em Maio de 2003. A cidade está localizada no Distrito Ananea de San Antonio de Putina, Província do Peru, e está a uma altura de 5.100 m (16,732.28 pés) acima do nível do mar. A cidade não tem encanamento ou sistema de saneamento. Os moradores são dependentes de mineração e trabalham na mina de ouro. Sua população cresceu mais de 200% entre 2001 e 2009. Os cerca de 30 mil habitantes atuais foram para a cidade em busca de ouro. A economia do município se baseia principalmente na extração, mas tem um custo elevado para a população: os trabalhadores da mina vivem uma situação de insegurança e exploração.
.
2. Wenquan (China)

Altitude: 5.019 metros
Situada na província de Qinghai, na China, Wenquan está localizada às margens da National Highway 105, estrada que leva ao Tibet. A pequena cidade de população reduzida aparece no Guinness Livro dos Recordes como a cidade mais alta do mundo – mas seu título foi colocado em xeque depois que a altitude superior da cidade peruana foi destacada pela National Geographic.
.
Bônus: A sexta e a sétima cidades mais altas do mundo também estão na China. Pagri, cidade fria em que os termômetros não costumam ultrapassar a marca dos 19ºC ao longo de todo ano, está localizada em uma altitude de 4.600 metros. Já a pequena Tanggulashan, também conhecida como Tanggula Town e lar de pouco mais de mil habitantes, está 4.534 metros acima do nível do mar.
.
3. El Aguilar (Argentina)

(via)
Altitude: 4.895 metros
Se for visitar esta cidade é bom levar um casaco: em El Aguilar, município situado ao norte da província de Jujuy, na Argentina, as temperaturas podem cair até a -30ºC. A região, habitada por apenas 3.655 pessoas, segundo dados do governo argentino, é marcada pela atividade mineradora.
.
4. Colquechaca (Bolívia)

(via)
Altitude: 4.692 metros
Menos de 2 mil pessoas moram no município localizada na província de Chayanta, perto de Potosí. A cidade de Colquechaca é a mais alta da Bolívia e a maior parte de sua população é descendente dos indígenas que falam a língua quíchua.
.
5. Ukdungle (Índia)
Altitude: 4.659 metros
Para chegar até Ukdungle basta seguir a trilha que tem início na vila de Chepzi – mas se prepare para uma subida íngreme. A cidade da Índia está localizada perto da Cordilheira do Himalaia (a mais alta cadeia montanhosa do mundo) e, de lá, é possível visitar o Observatório Hanle, que oferece visão privilegiada das alturas.


Qual é a cidade mais alta do Brasil?

Campos do Jordão (SP). Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a cidade, encravada na serra da Mantiqueira, tem 1 628 metros de altitude média, o que colabora para que ela também seja a mais fria do país, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET): média de 8,1 ºC, calculada ao longo dos últimos 30 anos. Ainda no quesito altitude, mas no extremo oposto, o título de mais baixa não fica com nenhuma cidade, ou melhor, fica com várias. Com mais de 8 mil quilômetros de litoral, o Brasil tem 138 cidades a 0 metro de altitude. O estado com mais municípios no nível do mar é o Maranhão, com 35. Nenhuma capital entra na lista, embora várias tenham saída para o mar. A que chega mais perto é o Rio de Janeiro, com 2 metros de altitude média. Quer mais recordes? Dá uma olhada no mapa abaixo e conheça a maior, a menor, a mais antiga etc.
Brasil, terra de extremosOs mais e os menos de um país mais ou menos
Mais ao norte - Uiramutã (RR)
A cidade faz fronteira com a Guiana
Maior área - Altamira (PA)
159 695 km2 - Quatro vezes maior do que a Holanda e 105 vezes a cidade de São Paulo
Mais nova - Aroeiras do Itaim (PI)
Fundada em 2005 - Em julho do mesmo ano, a cidade registrava 2 591 habitantes
Mais antiga - Salvador (BA)
A cidade é de 1549 - a vila de São Vicente foi fundada em 1532, mas só foi oficializada como cidade em 1895
Mais quente - Cáceres (MT)
32,8 ºC* - Embora a temperatura recorde tenha sido registrada em Bom Jesus do Piauí (PI): 44,7 ºC, em novembro de 2005
Menos povoada - Borá (SP)
823 habitantes - Todos caberiam em um avião Airbus A380-800, capaz de comportar 850 pessoas
Mais ao sul - Chuí (RS)
A cidade faz fronteira com o Uruguai
Mais povoada - São Paulo (SP)
10 927 985 habitantes - 800 mil a mais do que Portugal e cerca de 6% da população brasileira
Menor área - Santa Cruz de Minas (MG)
2,9 km2 - A menor cidade brasileira ainda é uma vez e meia maior do que o Principado de Mônaco, um país
Mais fria - Campos dO Jordão (SP)
8,1 ºC* - Apesar disso, o frio recorde pertence a Xanxerê (SC): -11,6 ºC, em julho de 1945
* Temperatura média anual calculada pelo INMET ao longo de pelo menos 30 anos

Nenhum comentário: