sábado, 23 de fevereiro de 2013

Praia de Lopes Mendes, na Ilha Grande, uma das 10 melhores do mundo.


Ela não tem bar, restaurante e sequer banheiro, mas, apesar – disso — ou por este motivo —, foi escolhida a sétima praia do mundo por turistas no site TripAdvisor, que promove um concurso anual. Trata-se da Praia de Lopes Mendes, na Ilha Grande, em Angra dos Reis. A primeira colocação ficou para a igualmente remota Spiaggia dei Conigli (praia dos coelhos), na Sicília, Itália. O Brasil, no entanto, foi o único país a emplacar dois paraísos no ranking. O outro lugar escolhido foi a Baía do Sancho, em Fernando de Noronha, Pernambuco, quarta colocada.

Lopes Mendes é uma praia oceânica, com 2.400 metros de areia branca, muito fina, mas firme. O mar é traiçoeiro, por causa das fortes correntes que fazem buracos na areia, mas a praia é rasa, o que a torna ideal tanto para banhistas quanto para surfistas. A transparência da água é impressionante, assim como sua variação de tonalidades. Já teve moradores, mas hoje é uma praia deserta, com pouca água potável e bastante sombra em quase toda a extensão. O sol e o vento podem provocar queimaduras de pele nos menos prevenidos.

A praia mais bonita da ilha tem areia fina e clara, mar que mescla tons verdes e azuis e sombra de amendoeiras. Há grande fluxo de turistas – para curtir o local com mais sossego, caminhe em direção ao canto esquerdo, bom para mergulho livre (traga snorkel). Os barcos, proibidos de atracar aqui, ficam na vizinha Praia dos Mangues, a 20 minutos a pé (há três horários diários de ida pela manhã e de volta à tarde, 45 minutos de trajeto a partir da Vila do Abraão). Para fazer a trilha completa, a partir da Vila do Abraão, são 2h30 de caminhada.

Praia de Lopes Mendes (fonte da imagem: wikipedia)

Para quem for viajar para Ilha Grande RJ e estiver pensando em fazer o passeio de escuna até a praia de Lopes Mendes aí vai minha dica: a escuna para em uma praia para o desembarque, daí tem que seguir por uma trilha de 30 minutos, mas cuidado, pois esta trilha é bem ingrime, para pessoas idosas e pessoas com criança de colo, fica bem complicado, mas para quem gosta de se aventurar, vale a pena, pois o lugar é lindo!

Acesso por barco ou trilha
O acesso só é possível por trilha ou barco, que sai da Vila do Abraão (principal povoado da Ilha Grande) e navega por 30 minutos até o cais de Palmas. Dali, há uma trilha íngreme de 20 minutos até a praia. Também há uma trilha de 10 quilômetros que sai do Abraão e passa pelas praias Grande, da Aroreira e de Palmas. Os mais bem preparados fisicamente conseguem percorrê-la em 90 minutos (o trecho até a Praia Grande é íngreme).

Segundo o secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, até 2007, Lopes Mendes não fazia parte do Parque Estadual da Ilha Grande e, por isso, não era protegida. Havia até o medo de que fossem construídos no local três resorts.

— Foi uma guerra para impedir. Eu conhecia bem o problema antes de ser secretário porque tinha participado de manifestações em defesa da praia. Não abrimos mão de preservá-la — recordou. Em março de 2007, já como secretário, Minc conseguiu ampliar o parque, de seis mil para 12 mil hectares, incluindo a Lopes Mendes.

— É a joia da coroa, a pérola da Ilha Grande. Vamos colocar mais guarda-parques lá.
Recentemente, foi feito um posto para os salva-vidas do Corpo de Bombeiros. Vamos melhorar, dar mais segurança à trilha de acesso, que não é inóspita, mas é problemática para pessoas idosas, por exemplo. Como me orgulho muito de ter participado da proteção da minha praia predileta, todo primeiro dia do ano dou um mergulho em Lopes Mendes — disse o secretário.

Falta de policiamento
A universitária Bárbara Oliveira não passa um ano sem visitar a Ilha Grande. Lopes Mendes é sua praia preferida:
— É um paraíso, mas infelizmente já vi muita gente deixando lixo nas trilhas e na praia e dando alimento aos animais nativos. A praia deveria contar com a proteção da polícia florestal — sugeriu.
André Ilha, diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), considera a escolha merecida, já que se trata de uma praia deslumbrante:
— Há poucos anos destruímos lá uma pista de pouso clandestina. A mata agora está em plena regeneração.

Ambientalista e subsecretário de Meio Ambiente de Angra dos Reis, Ivan Marcelo Neves disse que a escolha é positiva para a cidade, mas defendeu uma ampla campanha para acabar com o principal problema da praia: o lixo.
— O maior problema é o despejo de lixo ao longo das trilhas. As pessoas têm que se conscientizar e trazer de volta para os barcos o lixo que produzem na praia — observou.
[oglobo.globo.com]

A lista das 10 melhores praias do mundo é liderada por Rabbit Beach, na ilha de Lampedusa, em Itália, seguida por Grace Bay, em Turks and Caicos. A terceira melhor é Whitehaven Beach, na Austrália.



As 10 melhores praias do mundo:

1. Rabbit Beach, Itália

2. Grace Bay, Turks and Caicos

3. Whitehaven Beach, Austrália

4. Baia do Sancho, Brasil

5. Flamenco Beach, Porto Rico

6. Playa de las Catedrales, Espanha

7. Praia de Lopes Mendes, Brasil

8. Horseshoe Bay Beach, Bermuda

9. Eagle Beach, Aruba

10. Rhossili Bay, Wales


Placard com Trip Advisor

Nenhum comentário: