domingo, 15 de junho de 2008

Montanhas e lagoas do turismo capixaba

PEDRA AZUL Foto: Fernanda Noronha



A grande vedete das serras capixabas é a região de Pedra Azul, em Domingos Martins, a apenas 90 quilômetros de Vitória, seguindo pela BR 262, no sentido Belo Horizonte. A natureza exuberante convida ao ecoturismo e também a um banho nas piscinas naturais. Quem prefere os prazeres da boa mesa pode se fartar com os restaurantes e as casas de chás do local. Aliás, a culinária da região serrana, influenciada pelas colonização alemã e italiana, é uma tentação em todas as estações do ano.



Santa Teresa

Santa Teresa é destino obrigatório dos amantes do bom vinho ou de uma cachaça especial. Famílias conservam a tradição artesanal de produzir essas bebidas e possuem alambique e vinícolas que podem ser visitados durante todo o ano. Parte da produção já ganhou o mercado exterior. As grandes fazendas de café da época do império predominavam em Venda Nova do Imigrante. A cidade é pioneira em agroturismo no Espírito Santo, com propriedade rurais abertas aos visitantes e fartura de produtos artesanais típicos como lingüiças, massas, doces, queijos, geléias, licores, biscoitos e a tradicional polenta.

Como chegar
  • Domingos Martins fica a 42 quilômetros de Vitória, seguindo pela BR 262, no sentido Minas. Há um portal na entrada da cidade no estilo italiano, que facilita a localização.
  • Informações turísticas e sobre hospedagem: www.domingosmartins.es.gov.br - www.aondefica.com/domingosmartins_es_.asp - www.rotasdoes.com.br/domingosmartins.htm

  • Porque não falta gente bonita e muita azaração

    Beverly Hills

    Dizem que na Beverly Hills norte-americana – bairro chiquérrimo de Los Angeles – circulam metade das Ferraris do mundo. Na Beverly Hills da Praia de Itapoã, em Vila Velha, pode não ter nenhuma Ferrari, mas lá desfilam homens e mulheres que fazem os queixos caírem da mesma forma que o cobiçado carro italiano. O trecho da praia fica lotado de jovens e contrasta com a pequena colônia de pescadores localizada a poucos metro dalí. Beverly Hills é freqüentada por bonitões e bonitonas que querem ver e serem vistos, e por quem gosta de reunir os amigos e pegar uma praia no point da cidade de Vila Velha.

    Ilha do Boi

    Na Capital, as Praias da Ilha do Boi são o metro quadrado de gente bonita mais caro da cidade. Mas não precisa se intimidar com a exuberância das mansões que circundam a ilha, porque a praia é pública, com mar calmo e com gente sarada para todos os lados.

    Enseada Azul

    Em Guarapari, a cidade que mais ferve no verão capixaba, não poderia faltar um local exclusivo para a azaração. Lá o endereço é a Enseada Azul, para onde a galera corre nos meses de janeiro e fevereiro. O agito das boates do balneário se estende para as areias da praia. Quem chega depois das 11 horas - quando o pessoal já conseguiu acordar e se recuperar da noitada anterior - corre o risco de não encontrar lugar na areia para colocar o pezinho.

    Porque dá para curtir também as cachoeiras e lagoas no interior


    Apesar de ter um privilegiado litoral, o Espírito Santo oferece aos turistas opções de diversão em cachoeiras e lagoas. Só no município de Linhares, são 69 lagoas. As mais famosas são a Juparanã e Lagoa Nova.


    Uma lagoa, várias praias

    A Lagoa Juparanã (foto) é a 2ª maior do Brasil em volume de água. Ela encanta por sua beleza e tamanho – 25 quilômetros de extensão e largura máxima de 5,5 quilômetros. Possui várias praias, sendo a de Três Pontas a principal. No meio da lagoa fica a Ilha do Imperador, com vegetação intacta.

    Água e mar

    Em Marataízes, uma das lagoas mais visitadas é a Lagoa do Siri. Separada do mar apenas por uma faixa de areia, a lagoa tem águas rasas e calmas, além de estrutura para camping, quiosques, bares e restaurantes. As lagoas são muito comuns em Marataízes, tanto que esse nome significa "água que corre para o mar".

    Cachoeiras

    No interior do Estado é possível conhecer recantos com cachoeiras que são um convite para o mergulho. Entre as mais bonitas estão a Cachoeira da Fumaça (Alegre), a de Matilde (Afonso Cláudio) e a do Véu de Noiva (Santa Leopoldina). Com 130 metros de altura, a Cachoeira da Fumaça tem esse nome pelas nuvens de água que se formam por causa da queda. A de Matilde é a maior do estado em queda livre, com mais de 60 metros.


    Sereias nas areias de Vila Velha

    A bacharel em Direito Renata Rossati, 24 anos, freqüenta o trecho da Praia de Itapoã conhecido como Beverly Hills há cinco anos, e viu o local se tornar o point que reúne o maior número de gente bonita no balneário de Vila Velha. "Moro em Itaparica, mas prefiro vir aqui. O mar é bom e a praia é mais movimentada", diz ela. No verão, Renata também freqüenta, com o namorado e os amigos, outra praia conhecida pela agitação e pelo encontro de gente sarada e bronzeada, a Enseada Azul, em Guarapari.


    Como chegar

    CACHOEIRA DE MATILDE



  • Fica no município de Alfredo Chaves e é a maior queda livre do estado. A cachoeira fica no meio do nada, e os visitantes devem levar algo para comer e água. Porém, lembre-se de não deixar lixo para trás.

  • CACHOEIRA DA FUMAÇA

  • Com uma queda dágua de aproximadamente 140 metros, a cachoeira fica a 33 quilômetros da sede do município de Alegre. O local faz parte de um parque estadual com posto de fiscalização, auditório, instalações sanitárias e estacionamento.


  • LAGOA JUPARANÃ

  • Segunda maior do país em volume de água, fica a 10 quilômetros do centro de Linhares. É cercada pro belas praias e tem infra-estrutura ideal para receber visitantes.


  • LAGOA DO SIRI

  • A cinco quilômetros de Marataízes, a lagoa é a mais procurada da região. Tem completa estrutura para camping.


  • CACHOEIRA VÉU DE NOIVA

  • A cerca de 10 quilômetros da sede do município de Santa Leopoldina, a cachoeira possui infra-estrutura de bar, restaurante e campo de futebol.


  • A Gazeta

    Nenhum comentário: