sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Atrações turísticas. 5 cemitérios que valem uma visita

Cemitérios são atração turística em diferentes cidades do mundo
Jazigos de pessoas conhecidas e arte funerária são chamarizes.
Conheça cinco que atraem visitantes nos EUA, Europa e América Latina.


Em alguns cemitérios espalhados pelo mundo, os visitantes não são apenas pessoas que vão prestar homenagem a familiares ou amigos que estão enterrados. Eles atraem também muitos turistas interessados em admirar esculturas e mausoléus que são reconhecidas obras de arte ou em visitar sepulturas de figuras célebres do mundo das artes, das letras e da política. Confira abaixo cinco cemitérios famosos por valerem uma visita turística:

Cemitério Nacional de Arlington (EUA)
Visitado por mais de 4 milhões de pessoas ao ano, o Cemitério Nacional de Arlington é o cemitério militar mais tradicional dos Estados Unidos e um dos monumentos mais frequentados pelos turistas na região de Washington D.C. Além de soldados de todas as patentes que lutaram nas duas Guerras Mundiais, na do Vietnã e na da Coreia, estão enterradas lá personalidades como o presidente John F. Kennedy e seu irmão, o senador Robert Kennedy, além do médico Albert Sabin.
Barack Obama e Michelle Obama visitam o Cemitério de Arlington para lembrar as vítimas dos ataques de 11 de setembro. (Foto: Reuters)

São muito conhecidos o Memorial Amphitheater, um majestoso anfiteatro de mámore de 1920 onde são realizadas cerimônias oficiais, e o túmulo do soldado desconhecido. Este último, dedicado aos anônimos que morreram nas guerras, possui três esculturas gregas representando a paz, a vitória e a coragem, além da inscrição: “Aqui jaz em honrada glória um soldado americano conhecido apenas por Deus”.

Para auxiliar familiares e turistas, há um Centro de Visitantes na entrada, com livraria, espaço de exposições, mapas e guias. O Cemitério Arlington lançou também aplicativo para internet e celulares, onde é possível localizar túmulos célebres em um mapa, ver fotos e obter informações.
Mulher coloca uma foto de um parente
desaparecido no túmulo da ex-primeira-damaEva 
Perón, no Cemitério da Recoleta.
(Foto: Reuters)

Cemitério da Recoleta (Buenos Aires)
Criado em 1822, o Cemitério da Recoleta foi declarado Patrimônio Histórico Nacional por suas valiosas esculturas e pelos personagens ilustres enterrados lá. Localizado no bairro de mesmo nome na capital argentina,  tem 4.870 sepulcros com monumentos, vitrais e portas trabalhadas artisticamente.Uma das esculturas mais valiosas é um Cristo, disposto no altar de uma capela, feito em uma só peça de mármore de carrara pelo escultor italiano Giulio Monteverde.

Entre as diversas personalidades da história argentina enterradas lá estão a ex-primeira-dama Eva Perón, os escritores Adolfo Bioy Casares e José Hernández, o prêmio Nobel da Paz Carlos Saavedra Lamas, além de vários presidentes. O local oferece visitas guiadas mediante reserva – há, inclusive, uma adaptada para cegos.

Père Lachaise (Paris)
Franceses visitam cemitério Père Lachaise, em Paris (Foto: Miguel Medina/AFP)

O maior cemitério de Paris é também um dos mais famosos do mundo. É extensa a lista de túmulos de personalidades mundialmente conhecidas, algumas sepultadas originalmente por lá e outras transferidas posteriomente.

Entre elas, estão os escritores Honoré de Balzac, La Fontaine e Marcel Proust, a cantora Édith Piaf, o compositor Frédéric Chopin e o dramaturgo Jean Baptiste Molière. O Père Lachaise foi inaugurado em 1804 e recebeu esse nome em homenagem a François d´Aix de la Chaise, conhecido como Père de la Chaise (padre La Chaise), confessor do rei Luís XVI. Um site não oficial permite fazer uma visita virtual ao cemitério, mostrando a localização dos túmulos, panoramas fotográficos em 360 graus e com informações em inglês e francês.

Antigo Cemitério Judeu (Praga)

Lápides praticamente umas em cima das outras é uma das marcas do Antigo Cemitério Judeu, em Praga.  (Foto: Postdlf/Creative Commons)

O Antigo Cemitério Judeu de Praga foi estabelecido na primeira metade do século 15. Junto com a Sinagoga Velha Nova, é uma das principais atrações históricas do bairro judeu da cidade. O primeiro túmulo, do poeta Avigdor Karo, data de 1439. Atualmente, são 12 mil sepulturas visíveis, mas calcula-se que haja muito mais, pois há várias camadas de tumbas, uma em cima da outra. Há várias personalidades enterradas lá, como Judah Loew ben Bezalel, conhecido como Rabino Loew, Mordechai Maisel, prefeito da antiga cidade judaica, e o matemático, astrônomo e historiador renascentista David Gans.

Imagem no Cemitério da Consolação
(Foto: Fabiano Correa/G1)
Cemitério da Consolação (São Paulo)
O cemitério mais antigo de São Paulo foi fundado em 1858 e abriga mais de 300 obras de artistas renomados, como o “Grande Anjo", de Vitor Brecheret, “Prece”, de Bruno Giorgi, “Anjo da Guarda”, de Enrico Bianchi e “Pietá”, de Eugênio Prati. Não é à toa que muitos professores levam seus alunos para percorrer o local. Nos seus 76 mil m² estão sepultados intelectuais, poetas e homens públicos que deixaram sua marca na história do país. Entre eles, os ex-presidentes Washington Luís e Campos Sales, a artista Tarsila do Amaral, o médico Emílio Ribas e o jornalista e político Líbero Badaró.

Também geram interesse os imponentes mausoléus, como o da família Matarazzo, o maior da América Latina (com 25 metros de altura, do subsolo ao pico), obra de Luigi Brizzolara. As visitas monitoradas ocorrem às terças e sextas-feiras, às 9h30 ou às 14h30. Elas devem ser marcadas com antecedência. O contato é (11) 3396-3832 ou cdutra@prefeitura.sp.gov.br.

G1

Nenhum comentário: