sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Ibitirama na região do Caparaó, um lugar que guarda muitas belezas

foto: Andresa Alcoforado

Pico da Bandeira
Em muitos pontos o cenário ainda é bem rural com estrada de terra batida
foto: Divulgação

Lugares imperdíveis:

O rio de Pedras- distrito de Pedra Roxa
O pico da Bandeira
Toca de São Jorge- Santa Marta
Truta- Santa Marta
Cachoeira do Chiquinho
Prainha- Santa Marta

Como chegar?

Quem
saí de Vitória pode pegar a   BR 101 com destino a Cachoeiro, depois
entra na BR 482 até o distrito de Celina, após Alegre e segue da ES 190 até Ibitirama. Existe outro acesso via BR 262. Segue até a entrada de Iúna, depois entra na ES 190. Passando
Iúna o município de Ibitirama fica logo depois.
onde a charrete ainda é usada como meio de transporte pelos moradores. O município de Ibitirama, que fica na região do Caparaó, tem hoje 10 mil habitantes e fica a 170 Km da capital Vitória. O que pouca gente sabe é que o conhecido Pico da Bandeira, terceiro mais alto do Brasil, fica em Ibitirama.

 Ainda pouco explorado pelo turismo, Ibitirama guarda belas cachoeiras,
pedaços de mata ainda inexplorados e muita potencialidade para o
turismo.No centro da cidade nada mais que tranqüilidade e muito sossego e o rio Norte corta a cidade de um lado a outro. A maioria dos habitantes vive na zona rural.

Na chegada da cidade, pela ES 190, o visual  encanta pelas pequenas cachoeiras em torno da rodovia. Mas dentro do município existem quedas d'água com mais de 80 metros de altura  e córregos surgem como pequenos filetes de água. Por onde se anda, lá estão nascentes.

Um destaque é o Rio de Pedras, na comunidade de Pedra Roxa. Em cada trecho há pedras gigantescas fazendo contraste com as menores, que parecem terem sido lapidadas a mão. Já nos poços de águas verdes, a temperatura baixa é o maior desafio a ser vencido pelos visitantes.

Quem recomenda o passeio é o guia e educador ambiental, Carlos Dutra. Conhecedor das trilhas do Caparaó ele afirma que quem conhece Ibitirama se apaixona pelos lugares exóticos e pouco explorados.
Fonte desta Imagem: Site es.gov.br

"É difícil o acesso a alguns locais,  mas o lugar é lindo. Outro ponto que merece ser visitado é a Toca de São Jorge, que fica no distrito de Santa Marta, dentro do Parque Nacional do Caparaó. O trajeto é mais fácil, porém quem não conhece deve pedir ajuda. A trilha é feita na mata fechada e lá em cima tem uma gruta com uma espécie de santuário. Difícil explicar a emoção", conta Carlinhos.

Trutas

Também no distrito de Santa Marta fica localizado o maior produtor de truta da America Latina. A fazenda, com 80
foto: Divulgação


Macacos Muriquis
tanques, produz o peixe para os estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais. O consumo ainda no Espírito Santo é pequeno. A água cristalina captada para a criação impressiona. O local é o mais visitado por quem vai à região e na mata ao lado dos tanques é possível notar a presença dos macacos muriquis.

Acesso ao Pico por Ibitirama

Para potencializar o turismo, o objetivo agora é tentar uma trilha de acesso ao Pico da Bandeira que seja legalizada. De acordo com o secretário de turismo de Ibitirama, Eduardo Lemos, o acesso iria movimentar mais o turismo na região, uma vez que a entrada capixaba de acesso fica no município de Dores do Rio Preto.

"Temos trilhas que muitas pessoas sobem de forma clandestina, não há risco nenhum, mas queríamos que o Icmbio(antigo IBAMA) legalizasse o acesso para que o turismo se intensifique aqui. Temos lugares maravilhosos que precisam ser explorados", conta o secretário.

Onde ficar

Pousada Vovó Virgínia
Contato: (28) 3569 1235 ou 3569 1130

Pousada e Restaurante HGL
Contato: (28) 9926 1282

Hotel e Restaurante Ibitirama
Contato: (28) 3569 1406

Restaurante do Arquimedes
Centro sem telefone

Pousada Gravel- distrito de Santa Marta
Contato: (28) 3569 3026

Restaurante Terreirão
Santa Marta-sem telefone


Pousada Águas Verdes- Pedra Roxa
Contato: (28) 9918 1129


Fonte: A Gazeta

2 comentários:

Anônimo disse...

O lugar é lindo, nasci lá. Os comunistas(JESUS queria todos iguais) que segundo os padres eram do diabo, se esconderam no parque onde fica o pico, foram vencidos pela falta de apoio local e doenças, e por que lá se esconderam a regiao ficou proibida de progredir, e depois foi dominada por um politico que impedi seu desenvouvimento cultural(saber liberta) mas a natureza não precisou dos politicos para la manifestar toda a sua beleza. Porem se até os mussumanos do oriente estão descobrindo um mundo melhor por qual vale a pena lutar, o povo do meu querido lugar tabem vai descobri um caminho diferente, melhor. Um grande abraço a todos.

Unknown disse...

Eu vivi quase dois anos em Santa Marta que é distrito de Ibitirama ES.Lá existe a natureza perfeita, as pessoas são muito legais e acolhedoras. No futuro penso comprar uma propriedade em Santa Marta e residir lá novamente.