quinta-feira, 7 de março de 2013

Lago Tahoe, maior lago alpino dos EUA


O deslumbrante Lago Tahoe é conhecido como a joia de Sierra. Suas águas de um azul-safira profundo rodeadas pelas montanhas cobertas de neve formam uma vista de cartão-postal que deixa os visitantes convictos de que existe um poder superior. Com 497 km quadrados e guarda costeira própria, o lago é um dos maiores, mais profundos (só lago da cratera de Oregon é mais profundo) e situados na maior altitude (1.898 metros) da América.

Abrangendo mais de 7 mil hectares em ambos os lados da fronteira de Nevada e Califórnia, a região do Lago Tahoe é conhecida como um dos melhores destinos de esqui do país, com mais resorts e acomodações do que qualquer outro no continente. Sete resorts de esqui e snowboard oferecem acomodações de padrão internacional e pistas que variam de pequenas colinas até aquelas que requerem habilidades olímpicas, todas reforçadas pela nevasca anual média de 10 metros (a mais densa dos Estados Unidos e entre as mais densas do mundo) e 44 semanas de sol por ano. Uma beleza em todas as estações, o Lago Tahoe é também um destino para todos os tipos de interesse. Os aficionados por jogos encontram vários dos principais resorts e hotéis com cassinos no lado de Nevada, incluindo o Caesars Tahoe e o Harrah’s. Mas poucos vão resistir a ficar ao ar livre e explorar o cenário que é uma grande oportunidade para fotos.

A indústria do turismo não exagera quando fala da ‘estrada mais bonita da América’, estendendo-se por 40 km às margens do leste do Lago Tahoe (rodovias 50 e 28 entre Stateline e Incline Village) e acompanhando o contorno do lago, com vistas para as águas de um lado e para as montanhas do outro. Os que estão em forma devem estacionar o carro e pegar a Tahoe Rim, uma trilha com 265 km, e meio metro de largura que circunda o lago inteiro (ela pode ser acessada de dez pontos diferentes). A pé, a cavalo, ou em uma mountain bike, a trilha é uma das mais belas excursões em lagos que existe. Aqueles que só conseguem fazer a coisa completa (de uma só vez ou em etapas) podem entrar para o clube das 165 milhas e ser recompensados com uma faixa, um certificado e uma mensagem no livro e site do clube.

"Com as sombras das montanhas refletindo brilhantemente em sua superfície, acredito que certamente esta é a mais justa imagem da Terra".

A descrição feita por Mark Twain no século 19 do Lake Tahoe, maior lago alpino dos EUA, ainda é considerada uma das mais eloquentes. O escritor perambulou pela região em 1861 e registrou suas impressões em seu livro de memórias "Roughing it" (1872).

O enorme lago azul com área que se aproxima de três Maracanãs, impressiona, sobretudo para quem tem o privilégio de avistá-lo do alto de uma estação de esqui, como Heavenly e Northstar. Ao longo do dia, ele muda de cor.


Vista do lago Tahoe, entre Califórnia e Nevada, a partir de mirante na estação de esqui Heavenly

Devido à grande profundidade, que chega a 501 metros, o lago nunca congela. Por meio de passeios de barco (cerca de US$ 50 por pessoa), que levam três horas, é possível observar os picos da Sierra Nevada, que o rodeia, ver de perto sua única ilha, Fannette, e navegar pelo cristalino Emerald Bay. Os passeios noturnos incluem jantar (cerca de US$ 80 por pessoa), muitas vezes, dançante.

Também é possível admirá-lo das margens, com praias de areia branca. Uma volta completa em torno do lago leva aproximadamente 2 horas de carro.

O Lake Tahoe tem seu nome envolvido em controvérsias. Tahoe seria resultado de uma má tradução feita pelo homem branco de uma palavra indígena usada pelos Washoe, primeiros habitantes da região.
O significado, contestado por Twain, seria "grande lago" ou "imensidão azul". Para o escritor, conhecido pelo senso de humor, os índios não eram tão poéticos. Sopa de gafanhotos, segundo ele, o prato favorito dos Washoe, é o quer dizer Tahoe



Nenhum comentário: